Contente
Embora os gatos sejam suscetíveis a uma variedade de parasitas internos, vermes brancos podem ser uma evidência de infecção por lombriga, tênia, protozoários ou dirofilariose.
Gatos são particularmente suscetíveis a vermes (kitten image by AGphotographer from Fotolia.com)
Como os gatos pegam vermes
Gatos com vermes, frequentemente, herdam isso de suas mães. Gatos adultos tendem a pegar vermes tanto de insetos, tais como pulgas ou carrapatos, ou porque são expostos às fezes de um gato infectado. Mesmo que as fezes sejam removidas, ovos que provocam infecções podem potencialmente continuar no lugar.
Lombriga
Comum em gatinhos, lombrigas são frequentemente herdadas da mãe. Esses vermes não são vistos exceto quando são vomitadas e são descritos com a forma de um espaguete. Se não tratadas, as lombrigas potencialmente representam um risco à saúde de crianças.
Protozoários
Protozoários são parasitas que causam diarreias, especialmente em gatos jovens. Eles geralmente não causam doenças; porém, devem ser tratados quando houver sintomas no intestino.
Tênia
Esses vermes são adquiridos por meio das pulgas. A tênis, feita de uma longa série de segmentos, vai deixar segmentos do verme para trás, visíveis nas fezes ou na região anal do gato. Esses vermes brancos lembram grãos de arroz. Embora desagradáveis, esses parasitas raramente causam doença.
Tratamento
Medicamentos vermífugos podem ser usados para evitar que os gatos adquiram vermes intestinais. Nenhum vermífugo remove todos os tipos de vermes. Porém, muitos produtos são eficientes para mais de um tipo. Vermífugos estão disponíveis em comprimidos, cápsulas, tabletes mastigáveis e líquidos.