Contente
A balestra de repetição chinesa, ou chukonu, compreende um arco de arma conectado a uma haste de madeira que também segura uma corda de arco flexível. O dispositivo também possui uma aljava, que pode conter até 10 flechas. É possível amarrá-la, carregar o gatilho e disparar flechas continuamente com uma única mão. Dessa forma, ela pode atirar mais flechas de uma só vez que uma balestra comum.
Instruções
-
Faça uma haste de madeira. Corte uma curva de cerca de 30 cm de uma peça de madeira 60 cm por 120 cm usando uma serra tico tico. Comece por uma extremidade da madeira até a outra. Meça 5 cm de distância a partir do lado frontal da peça de madeira curvada e faça um buraco nela.
-
Faça o arco. Corte duas peças de 91 cm da madeira de carvalho de 30 cm por 7,5 cm. Corte outra peça de 183 cm e a quarta peça em 30 cm. Insira as madeiras de carvalho no buraco da frente do arco em uma ordem decrescente (do mais longo para os mais curtos). Envolva a corda em quatro áreas espaçadas pela madeira. Faça um nó em cada extremidade.
-
Meça as duas extremidades da madeira e fure um buraco em cada uma. Encaixe os ganchos metálicos da corda elástica nos buracos. Verifique se a corda está firme. Martele um prego de 10 cm na frente do arco para segurar o carvalho.
-
Faça o mecanismo do gatilho. Corte a madeira de 30 cm por 45 cm em cerca de metade do comprimento da haste. Corte uma fenda na peça, larga o suficiente para caber uma flecha. Corte um sulco de 2,5 cm por 2,5 cm na fenda e fure um buraco no seu centro para o parafuso, ou o gatilho. Encaixe o mecanismo do gatilho na corda elástica.
-
Faça a manivela. Corte duas de suas peças de madeira de 30 cm por 45 cm em um comprimento similar ao do mecanismo do gatilho. Corte a peça de tamanho similar em 12,7 cm. Fure dois buracos em cada uma das duas peças. Aparafuse-os à peça menor. Encaixe a manivela no mecanismo atirador. Verifique se os buracos centrais da manivela estão alinhados com o do mecanismo do gatilho e prenda-os usando uma porca.
-
Meça cerca de 2,5 cm a partir da extremidade inferior da haste e fure um buraco através dele. Insira um parafuso no buraco.
-
Faça a aljava. Meça um bloco de madeira compensada que caiba no comprimento do mecanismo do gatilho, ou na manivela, e corte-o nessa dimensão. Meça 2,5 cm de distância da parte de baixo da madeira compensada e marque-a com um lápis. Corte uma ranhura de cerca de 2,5 cm na marca. Escave a madeira compensada.
-
Encaixe a aljava na parte posterior da manivela. Anexe uma arruela e insira um parafuso no buraco da aljava. Aparafuse-o seguramente no lugar. Prenda uma corda de cerca de 90 cm da frente da aljava até a manivela. Aplique cera na área em que a corda elástica encontra a madeira para terminar a confecção da sua minibalestra chinesa de repetição.
O que você precisa
- Madeira de carvalho de 30 por 7,5 cm (4 peças)
- Madeira de 60 por 120 cm
- Serra tico tico
- Corda elástica (1m)
- Fio
- Madeira de 30 por 45 cm
- 2 pregos de 1,3 cm
- Lixa
- Cola de madeira
- Martelo
- Prego de 10 cm
- Parafuso de 2,5 cm
- Parafuso de 1,25 cm
- Arruelas (8)
- Furadeira
- Fresa para madeira
- Chave de fenda
- Parafusos (3)
- Cera de corda de arco