Contente
Sejam elas para remodelar um edifício existente ou construir um novo, as vigas metálicas são uma parte importante de qualquer obra civil. Elas suportam a estrutura de um edifício, possibilitando que muitos arranha-céus se ergam sobre as grandes cidades ao redor do mundo. No entanto, existem muitos tipos diferentes dessa estrutura e nem todos desempenham a mesma função. É importante combinar o tipo certo de viga com cada trabalho de construção.
As vigas metálicas são usadas em edificações para uso comercial e residencial (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Vigas "i"
As vigas "i" são o tipo mais comum utilizado na construção civil. A maioria delas é feita de aço e são moldadas na forma de uma letra "i" capital, cujos elementos horizontais superior e inferior são chamados de flanges para a força. A maioria dos edifícios comerciais usam esse tipo de viga em sua construção. É raro edifícios residenciais que as utilizem. Elas são utilizadas principalmente porque possuem uma capacidade de carga elevada, graças à sua forma geométrica.
Vigas cantiléver
Uma cantiléver (também chamada de estrutura em balanço) é um tipo de viga que se projeta para o exterior e é suportada em uma única extremidade. Elas podem ser usadas na construção de determinadas pontes, varandas e sacadas. A carga de peso desse tipo de estrutura é distribuída através de vigas de suporte fixadas à cantiléver, permitindo que ela se projete para fora de sua base.
Vigas mistas
As vigas mistas, também conhecidas como "chapa mista", são um tipo de viga composta de aço e madeira. O aço na viga é imprensado entre duas peças de madeira. Essa composição permite que uma viga leve seja forte o suficiente para suportar estruturas pesadas. A madeira nesse tipo de viga permite que ela seja pregada a uma estrutura, em vez de soldada, como as vigas metálicas regulares. Elas são frequentemente usadas como uma alternativa mais barata em relação a todas as outras vigas de metal.
Vigas "T"
As vigas "T" são um tipo de estrutura tradicionalmente feita de concreto, mas que podem ser feitas com aço. Elas possuem a forma de uma letra "T" maiúscula. A parte superior, horizontal, é conhecida como flange, enquanto que a parte vertical é conhecida como o caule. Uma desvantagem do uso de uma viga em T é que ela não tem a flange inferior, que está presente em uma "I". Isso a torna estruturalmente fraca e menos ideal para as obras que exigem vigas de sustentação de cargas mais pesadas.