Contente
Use um desidratador e faça tomates secos em casa para usar em receitas ou comer de lanche. O desidratador é um aparelho elétrico projetado para aquecer e circular o ar e, dessa forma, desidratar os alimentos rapidamente. Comparado com o processo no forno, ele consome menos energia e ainda elimina problemas associados com a desidratação ao ar livre, como a presença de insetos. O tempo varia um pouco, de acordo com o nível de umidade no ar, o tipo de tomate e a grossura.
Instruções
Faça seu próprio tomate seco usando seus condimentos favoritos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Para preparar os tomates, é possível fatiá-los, cortá-los ao meio ou em pedaços. Remova os talos e faça cortes na porção mais dura do centro. Tempere a gosto ou de acordo com as instruções de alguma receita. Os temperos mais comuns são o manjericão e o orégano.
-
Ajeite os tomates nas bandejas do desidratador. Não deixe que as fatias ou pedaços se toquem, ou ele grudarão depois de desidratados.
-
Coloque as bandejas no desidratador e prenda-as de acordo com as instruções do fabricante.
-
Ajuste o desidratador a 55 ºC e ligue-o.
-
Cheque os tomates depois de metade do tempo de desidratação. O tempo aproximado para tomates roma cortados ao meio é de oito horas. Vire as bandejas do desidratador para garantir um processo uniforme. Se estiver utilizando um desidratador vertical, remova e reorganize as bandejas. Já se ele for horizontal, vire-as. Isso garante que os tomates desidratarão por inteiro.
-
Permita que os tomates desidratem pelo restante do tempo indicado na receita. Quando esse tempo estiver chegando ao fim, fique de olho para que eles não queimem. Quanto mais finas forem as fatias, menos tempo elas levarão.
O que você precisa
- Tomates maduros e firmes
- Temperos de acordo com uma receita ou a gosto