Contente
Para se tornar um cidadão de outro país, muitas vezes você deve renunciar à cidadania do seu país de origem. Alguns países reconhecem a dupla cidadania, mas você precisa obedecer às leis tributárias de ambos os locais, porque é duplamente responsável. No Brasil, você só pode renunciar a sua cidadania após o início do processo de naturalização em outro país.
Instruções
Você pode desistir da sua cidadania brasileira através da renúncia (flag of brazil image by patrimonio designs from Fotolia.com)-
Solicite a cidadania ou naturalização em outro país. Haverá diferentes requisitos para este processo dependendo do país do qual você está tentando adquirir a cidadania.
-
Entre em contato com o escritório de naturalização e informe-se sobre o processo de obtenção de um certificado de naturalização. Alguns países permitem obter um certificado depois de preencher os formulários necessários.
-
Adquira uma cópia do seu certificado de naturalização para iniciar o processo de renúncia no governo brasileiro.
-
Vá para o consulado brasileiro local para apresentar a sua certidão de nascimento brasileira e o certificado de naturalização. Se o seu país não tem um consulado brasileiro, você pode ir para um país vizinho ou para o Brasil e apresentar os documentos.
-
Preencha os formulários exigidos pelo consulado. Você não pode obter previamente uma cópia dos formulários, pois precisa preenchê-los diante de uma testemunha no consulado. Além disso, você precisará fazer uma declaração verbal de renúncia da sua cidadania.
-
Aguarde a devolução dos documentos. Todo o processo demora de seis a doze meses.
Dicas
- Se você nasceu em outro país e é cidadão do Brasil em virtude de seus pais, precisará fornecer uma cópia da sua certidão de nascimento, bem como da certidão de nascimento do seu genitor brasileiro.
- A dupla cidadania pode ser mantida quando se nasceu no exterior, mas enquanto estiver no Brasil, você será considerado um cidadão brasileiro.
Aviso
- Reflita sobre a sua escolha com cuidado, porque recuperar a cidadania depois pode ser complicado.
O que você precisa
- Certidão de nascimento brasileira
- Registro dos pais, se você não nasceu no Brasil
- Certificado de naturalização