Contente
Um sangramento no nariz, ou epistaxe, em um cachorro pode ser preocupante para o seu dono. Há várias causas possíveis para um sangramento de nariz – algumas bastante sérias e outras não. Entretanto, o primeiro passo é permanecer calmo, tratar o seu animal com os primeiros socorros devidos e levá-lo a um veterinário para ser diagnosticado.
Sangramentos no nariz em cachorros podem ser sintomas de problemas graves (Dog of breed dachshund on a chain as a sentry dog image by Dzmitry Lameika from Fotolia.com)
Primeiros Socorros
Se o seu cachorro tiver sangramento no nariz, mantenha-o calmo. Coloque uma compressa de gelo no local para diminuir o sangramento.
Causas
Problemas de coagulação no sangue, incluindo a possibilidade do cachorro ter ingerido veneno para ratos, são causas possíveis de sangramento no nariz. Condições causadoras de diminuição no nível de plaquetas, como reações a remédios ou doença na médula óssea, podem ser, também, responsáveis.
Sintomas associados
Muitos cachorros que têm sangramento pelo nariz defecam fezes pretas ou vomitam sangue. Isso normalmente acontece por engolirem sangue, não significando que tenham hemorragia interna.
Veterinário
Você deve levar imediatamente o seu cachorro a um veterinário após o sangramento. O médico precisará saber quais medicamentos o seu cachorro está tomando, se existe a possibilidade de que o cachorro possar ter ingerido veneno ou se pode ter tido algum trauma no nariz.
Testes
O veterinário irá fazer vários testes diagnósticos para determinar a causa do sangramendo no nariz do cachorro. Entre eles os testes sanguíneos, raios-x, verificação da pressão sanguínea e, possivelmente, um exame do nariz e do corpo do cachorro sob anestesia geral.