Contente
A laca de nitrocelulose é um material que tem muitos usos dentro e fora de casa. Como qualquer outro verniz, ela pode ser usada para acabamento de produtos de madeira e manter superfícies pintadas brilhando, apesar de poder ser usada para muitas outras coisas também.
Composição
A laca de nitrocelulose é feita tomando algodão e tratando-o com ácido sulfúrico e nítrico, gerando uma polpa ácida, que pode ser limitada a produzir uma resina líquida. A resina resultante é então combinada com diversos solventes de secagem rápida para produzir a laca acabada.
Usos
Ela foi inicialmente comercializada como uma alternativa de secagem rápida para tratamentos de madeira como goma-laca e vernizes. Também foi combinada com pigmento para produzir um das primeiras tintas em spray. Hoje ainda é usada para coloração de madeiras pois é barata, seca rapidamente e combina bem com o grão natural e coloração de madeiras diferentes.
Perigos
Metade da nitrocelulose (celulose) é tratada com ácido nítrico e ácido sulfúrico na mesma maneira que o trinitrotolueno é criado, mais conhecido como TNT ou dinamite. Embora não seja tão volátil ou explosiva como dinamite, a laca de nitrocelulose é extremamente inflamável e produz fumaça quando está sendo usada que pode facilmente inflamar. Como tal, até mesmo produtos que tenham sido tratados com laca de nitrocelulose por muitos anos ainda podem ser facilmente queimados, tornando-a um produto químico perigoso para ser usado.
História
A laca de nitrocelulose foi inventada em 1921 por Edmund Flaherty enquanto trabalhava para a DuPont Chemical Company. Os direitos sobre ela foram rapidamente comprados pela companhia automobilística Ford. Quando misturada com pigmentos, a nitrocelulose é uma excelente pintura de secagem rápida, acelerando a produção de automóveis Ford.
Considerações
A laca de nitrocelulose possui secagem muito rápida — um dos principais motivos que a tornou muito popular — mas essa propriedade também pode causar alguns problemas. Ela se adapta de acordo com uma determinada superfície que é colocada, mas pode contrair muito rapidamente quando exposta a altas temperaturas e luz solar forte. Isso resulta em rachaduras ou fissuras, que podem ser problemáticas quando se tenta estabelecer um acabamento limpo a uma superfície.