Contente
Uma dilatação irregular da pupila pode ser causada por colírios e diversas doenças, como aneurisma ou tumor cerebral. As dores de cabeça podem resultar dessa dilatação ou podem ser apenas um sintoma do que está causando o problema.
A dilatação irregular da pupila pode causar dores de cabeça (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Colírios
Muitos colírios podem causar a dilatação da pupila. Alguns deles, como os utilizados por optometristas e oftalmologistas, são utilizados com esse objetivo. Esses colírios não são facilmente adquiridos pelos consumidores. Outros, como o "Visine" ou "Clear Eyes", usam uma substância química que pode dilatar um pouco a pupila.
Colírio em um olho
Se algum dos colírios mencionados acima for utilizado em apenas um olho, causará uma dilatação da pupila apenas nele. Essa dilatação irregular afeta na focalização dos olhos, podendo resultar em dores de cabeça.
Aneurisma cerebral
Se um aneurisma cerebral ou inchaço de uma artéria apertar o nervo que controla a pupila, poderá causar a dilatação no lado afetado. Os aneurismas cerebrais também podem causar intensas dores de cabeça.
Tumor cerebral
Os tumores cerebrais podem ocorrer em qualquer lugar do cérebro. Se formarem-se em uma área que afeta as fibras nervosas da pupila, causarão sua dilatação. Além disso, os tumores cerebrais também podem causar intensas dores de cabeça.
Advertência
Se você sofrer uma dilatação irregular da pupila, com ou sem dor de cabeça, entre em contato com um médico, optometrista ou oftalmologista imediatamente para eliminar a possibilidade de uma doença grave.