Contente
O pato a l'orange combina pato assado e um molho cítrico agridoce. Apesar do nome francês, o prato foi servido por centenas de anos tanto na França quanto na Itália. Ele era extremamente popular na América do Norte e na Inglaterra durante os anos 1970, mas saiu de moda mais tarde. Este prato ainda é comum em alguns restaurantes e muitas cozinhas de casa. Pode ser servido com uma série de legumes ou carboidratos, mas alguns acompanhamentos são tradicionais.
O pato a l'orange inclui um molho cítrico. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Verduras
O pato assado a l'orange vai bem com uma variedade de verduras no vapor, incluindo repolho, folhas de nabo, rúcula e outros. Prepare estas verduras lavando-as totalmente e refogando-as em manteiga ou gordura do pato. Acrescente tempero e caldo, cozinhando até murchar. As folhas de nabo podem ser servidas sozinhas ou com as raízes. Evite cozinhar demais as verduras, pois elas podem ficar encharcadas ou perder o sabor. Nunca deixe que as verduras no vapor fervam.
Legumes
Legumes grelhados ou no vapor também complementam o pato a l'orange. Seu sabor leve contrasta com a riqueza do pato, dando uma quebra nos sabores fortes. A chef Rachel Ray recomenda servir o pato a l'orange com aspargos no vapor fatiados com arroz, amêndoas, salsa e cebolinha. O site BBC sugere brócolis grelhado com uma leve cobertura de um saboroso azeite de oliva.
Arroz
Tanto o arroz selvagem quanto o convencional são excelentes acompanhamentos para o pato a l'orange. Cozinhe arroz branco em caldo de galinha para fazer um saboroso pilafe, como recomenda Rachel Ray, ou acompanhe este prato de sabor forte com arroz simples. Arroz selvagem ou integral dão um sabor mais profundo, de noz, assim como grãos integrais saudáveis, mas isso pode significar mais tempo para cozinhar. O arroz integral leva até uma hora no fogo, enquanto o selvagem pode levar ainda mais. Cozinheiros com tempo limitado podem escolher arroz parboilizado para um tempo de preparação menor.
Batatas
Batatas são um bom pano de fundo para o pato a l'orange. Quando simplesmente cozidas no vapor, assadas ou fervidas, seu sabor relativamente simples cria um contraste com a riqueza do pato. Porém, alguns chefs preferem incluir um prato mais rico com batatas também. Simon Bryant, do canal ABC Adelaide, recomenda batatas gratinadas, um prato francês gratinado com bastante creme, manteiga e queijo parmesão.