Contente
As máquinas de fumaça são comumente utilizadas como decoração em festas de Halloween ou para produzir um efeito de neblina em eventos ou shows. Apesar dessas máquinas serem geralmente seguras, as pessoas que as utilizam devem saber de alguns perigos possíveis.
As máquinas de fumaça podem ocasionar situações de perigo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
Fumaça demais
As máquinas de fumaça criam a neblina utilizando uma solução de água com glicol. A maioria das máquinas já vem com a quantidade indicada de líquido para criar a neblina. É importante seguir as instruções de fábrica, já que fumaça demais pode ser um problema para a saúde de algumas pessoas. Embora ela não seja tóxica, muita fumaça pode causar irritações na garganta ou pulmões, além de incomodar pessoas com alergias.
Menos visibilidade
As máquinas de fumaça funcionam melhor quando utilizadas ao ar livre ou em áreas fechadas que sejam grandes. É importante ressaltar que, quando utilizada em cômodos menores, a fumaça diminuirá a visibilidade do ambiente. Isso pode ocasionar a sensação de desorientação em algumas pessoas. Garanta que todos os objetos perigosos e coisas que podem causar tropeços estejam afastados para não ocasionar nenhuma lesão.
Perigo de incêndio
Durante o processo de criação da neblina, a máquina pode esquentar muito. É importante alertar os convidados que a máquina está quente para que ninguém se queime acidentalmente. Além disso, garanta que a máquina esteja em um local longe de objetos inflamáveis. O calor dela pode fazer com que um objeto inflamável pegue fogo, então é importante vigiá-la quando for utilizar uma máquina de fumaça.
Máquinas caseiras
É recomendado que as pessoas comprem máquinas fabricadas em vez de tentarem criar o seu próprio equipamento. Uma máquina comercializada foi testada e aprovada diante das orientações, além de ser considerada algo mais seguro que uma máquina caseira. Uma pessoa que fabrica o seu próprio equipamento precisa ter cuidado com qualquer perigo elétrico ou de incêndio, além dos riscos de criar a sua própria solução de líquido que produzirá a fumaça.