Contente
Depois do próprio cavalo, a sela é o investimento mais importante que você vai fazer. Uma sela de couro é um investimento caro, mas uma sela de boa qualidade vai durar por muitos anos. Uma de má qualidade vai estragar mais rapidamente. A sela barata que não se encaixa no cavalo pode causar ferimentos nas costas ao longo do tempo. Os cavalos muitas vezes mostram o seu desconforto com uma sela por problemas de comportamento, como empacando, andando para trás ou recusando saltos.
Instruções
Uma sela de qualidade é prazerosa de montar, para o cavaleiro e para o cavalo (western saddle image by Wimbledon from Fotolia.com)-
Sinta o couro da sela. A sela de boa qualidade terá um couro maleável, espesso, sem rasgos ou fendas. Selas baratas possuem couro duro e fino que racha sob pressão. Evite selas que usam imitação de couro. Esta é uma área onde você precisa do material original.
-
Carregue a sela. A sela de boa qualidade vai ser pesada demais para seu tamanho. Couro e materiais de alta qualidade são pesados. Se a sela parece muito leve, escolha uma sela diferente.
-
Examine a armação da sela. Em uma sela de qualidade, ela é feita de madeira maciça, ou madeira e metal. As selas baratas usam a madeira mais fraca e gesso ou até mesmo espuma mergulhada em fibra de vidro.
-
Inspecione a parte inferior da sela. Há uma almofada de pele de carneiro na parte inferior que protege o dorso do cavalo do atrito. A lã deve ser suave ao toque e grossa o suficiente para resistir ao desgaste.
-
Arranhe a superfície da sela em um local discreto com a unha. A sela de qualidade terá corante que vai fundo no couro. Se a pele muda de cor quando você a arranhar, não compre a sela.
-
Pesquise o fabricante da sela. Várias pequenas empresas fazem selas personalizadas, mas as empresas maiores têm reputações. Certifique-se que a empresa que fez a sela tem uma boa reputação.