Contente
Assim como a maioria dos organismos multicelulares, angiospermas, ou plantas com flores, se reproduzem por reprodução sexual. Pólen produzido na antera é transferido através do vento, insetos ou animais para o estigma de outra flor (ou até mesmo o estigma da mesma flor).
Pólen é uma parte importante de reprodução das plantas com flores (pollen image by asb from Fotolia.com)
Tipos
A maioria das angiospermas têm flores perfeitas, ou seja, produzem células germinativas masculinas e femininas. Existem plantas que são imperfeitas, isto é, algumas flores produzem células germinativas masculinas e outras produzem células germinativas femininas. Algumas plantas como salgueiros e choupos são dioicas, ou seja, plantas individuais que são macho ou fêmea.
Função
Os grãos de pólen são produzidos na antera da flor, que é uma estrutura pequena e muitas vezes colorida na extremidade de uma haste verde chamada filamento. Pólen produzido dentro da antera normalmente cobre sua superfície de modo que, conforme os insetos se alimentam da flor, sem querer transferem o pólen para outro lugar.
Importância
Como angiospermas dependem de intermediários, como o vento ou animais, para ajudá-las a se reproduzir, elas desenvolveram uma variedade de estratégias para promover a sua reprodução. Plantas polinizadas pelo vento, por exemplo, frequentemente possuem flores pequenas ou imperceptíveis que produzem grandes quantidades de pólen, enquanto que as flores que são polinizadas principalmente por abelhas muitas vezes têm marcas que podem ser vistas por abelhas e não por humanos, pois esses insetos podem ver em luz ultravioleta.