Contente
A predominância estrogênica é uma condição em que o corpo tem níveis excessivos de estrogênio presentes. Isso é muitas vezes causado por pílulas anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal ou outros fatores de saúde ou ambientais que contribuem para níveis elevados de estrogênio.
O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar aumento nos níveis de estrogênio presentes no corpo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Tensão pré-menstrual
Caso ocorram baixos níveis de predominância estrogênica, muitas vezes os sintomas são semelhantes aos da tensão pré-menstrual. Eles podem incluir dores de cabeça, retenção de líquidos, ganho de peso, alterações de humor, cólicas menstruais e sensibilidade mamária.
Fadiga
Como os níveis de estrogênio continuam a elevar-se, podem levar a fadiga. A fadiga é muitas vezes descrita como uma sensação de cansaço geral e falta de energia.
Dores de cabeça
Muitas mulheres enfrentam dores de cabeça durante níveis moderados de predominância estrogênica. Dores de cabeça podem ser maçantes, ou elas podem se tornar graves e escalar a situação de enxaqueca.
Libido
Durante a predominância estrogênica moderada, também é comum que as mulheres experimentem uma diminuição na libido. Libido é um termo para o desejo sexual.
Predominância grave de estrogênio
Níveis extremamente altos de estrogênio em uma mulher podem levar a tumores de mama, infertilidade, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, fibromialgia, envelhecimento acelerado e abortos.