Contente
Para marceneiros, uma das experiências mais frustrantes pode ser ter um projeto quase concluído rachado enquanto se gira a madeira em um torno. Gastou-se tempo, dinheiro e esforço para chegar a esse ponto e agora, ao invés de ter uma bela tigela ou vaso, se tem uma lição sobre o que não funciona. Existem três razões pelas quais a madeira racha quando está sendo trabalhada em um torno: ela está seca, quente ou é fraca demais.
Instruções
Preparar sua madeira antes de trabalhar com ela pode evitar rachaduras enquanto ela é girada (saw cut image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)-
Sele sua madeira recém-cortada até que esteja pronta para fazer os cortes do seu projeto. Aplique selante para madeira verde em cada extremidade e em cada superfície interior exposta com um pincel. Guarde a madeira em um local frio e sombreado até que esteja pronto para usá-la.
-
Corte a madeira através de seu núcleo, se seu design assim exigir, colocando a tora de lado e cortando pela casca, através do núcleo e quase até a casca do outro lado. Coloque a tora de pé outra vez para concluir o corte. Isso cria cortes mais suaves através da madeira, que são menos propensos a rachar.
-
Corte a madeira como necessário, removendo quaisquer áreas rachadas ou podres. Monte o pedaço de madeira levemente moldado no torno para que possa usar as goivas e deixar sua peça oca.
-
Ligue o torno, escavando o centro da madeira a uma profundidade entre 1,5 e 2,5 cm. Mova a goiva levemente e repita a escavação na mesma profundidade. Repita até completar a primeira camada de escavação e ter uma profundidade de parede de 6 mm a 1,5 cm.
-
Repita o passo 4, retornando ao centro da madeira e escavando outra profundidade de 6 mm a 1,5 cm, então passando a goiva outra vez para continuar escavando essa camada até chegar às paredes. Mantenha uma profundidade consistente. Escavar a madeira dessa forma reduzirá a tensão nas paredes, tornando menos provável que elas rachem.
-
Lixe o interior e o exterior da madeira tornada gentilmente, nunca deixando a lixa descansar em um ponto por mais de um segundo ou dois. Assim, você evita o acúmulo de calor em qualquer ponto, o que poderia rachar a madeira.
-
Coloque o objeto de madeira em uma sacola de papel, dobre levemente a sacola para fechá-la e coloque-a dentro de outra. Repita para que sua madeira fique dentro de três sacolas. Elas ficarão molhadas com a umidade da madeira. Coloque as sacolas em um local seco e frio até que estejam secas. Isso permitirá que a madeira seque lentamente, o que causará menos rachaduras do que se secar a madeira ao aquecê-la.
O que você precisa
- Selante para madeira verde
- Pincel
- Goivas de torno
- Sacolas de papel