Contente
Quando for pintar madeira compensada exterior, é importante seguir os passos certos da preparação, antes mesmo de você sequer pensar em aplicar qualquer tinta. Se você quer que seu projeto de pintura dure, deve selar toda a madeira compensada para protegê-la das variações de tempo e temperatura. Se você está planejando pintar madeira compensada exterior, os seguintes passos irão ajudar a guiá-lo pelo processo.
Instruções
Como selar e pintar madeira compensada (Visage/Stockbyte/Getty Images)-
Retire qualquer planta que possa interferir no processo de pintura.
-
Lixe qualquer descuido ou tinta descascada com a espátula.
-
Use uma lixa de 80 a 120 para retirar qualquer descuido ou tinta descascada restante. Use-a para alisar qualquer ponta áspera ou lascada. Pule esses três primeiros passos se a sua madeira é nova, crua e não pintada.
-
Lave qualquer sujeira, pó ou lodo com o lavador de pressão. Deixe a superfície da madeira compensada exterior secar completamente.
-
Utilize uma faca ou uma navalha para cortar a ponta do tubo de calafetação. Insira o tubo na pistola com a extremidade afastada do gatilho. Use-a para calafetar todas as fendas e frestas da madeira compensada exterior. Com o dedo indicador, alise a calafetação das frestas. Retire todo o excesso usando um pano de chão.
-
Cubra as áreas que você não quer pintar usando a fita azul.
-
Abra o recipiente de preparador de látex. Derrame-o no balde de 18 litros, enchendo-o até a metade. Coloque a capa no rolo de pintura. Mergulhe o rolo dentro do balde de preparador. Passe o rolo na madeira compensada exterior. Continue aplicando o preparador, movendo da esquerda para direita, até a madeira ficar completamente coberta. Tenha o cuidado de alisar qualquer gota que escorrer ou pingar. Use o pincel para aplicar o preparador em qualquer área que seja detalhada e difícil de alcançar, isto é, que são inacessíveis ao rolo.
-
Coloque o preparador não utilizado de volta no recipiente original e feche-o novamente. Lave com água quente o rolo de pintura, a capa, o balde de 18 litros e o pincel. Agite o rolo de pintura e o pincel vigorosamente para remover qualquer excesso de água.
-
Abra o recipiente de tinta de látex. Derrame-a no balde de 18 litros, enchendo-o pela metade. Coloque a capa no rolo de pintura. Mergulhe o rolo no balde de tinta. Passe a tinta na madeira compensada exterior. Continue pintando, movendo da esquerda para direita, até toda a madeira ficar completamente coberta. Tenha o cuidado de alisar qualquer gota que escorrer ou pingar. Use o pincel para pintar qualquer área detalhada ou de difícil acesso para o rolo. Deixe a superfície secar. Aplique outra camada, se necessário.
-
Coloque o látex que não foi utilizado de volta no recipiente original e feche-o novamente. Lave o rolo, a capa, o balde e o pincel com água quente. Agite o rolo e o pincel vigorosamente para remover qualquer excesso de água. Deixe-os secar, e depois guarde-os.
-
Depois que a tinta tiver secado por completo, retire a fita de pintura do trabalho.
Dicas
- Nunca tente selar a madeira compensada exterior com massa, pois ela irá rachar.
- Use somente calafetação de látex, pois ela oferece a flexibilidade necessária para mudanças de tempo e temperatura.
Aviso
- Quando for pintar, sempre use proteção apropriada para os olhos, como óculos de proteção. Isso impede que gotas de tinta espirrem nos seus olhos.
O que você precisa
- Serra ou guilhotina trilateral
- Calafetação de látex
- Pistola de calafetação
- Preparador de látex
- Lixas de 80 a 120
- Pincel de 7 centímetros a 10 centímetros
- Rolo de tinta
- Capa para rolo de tinta
- Balde de 18 litros
- Espátula
- Fita azul de pintura
- Lavador de pressão
- Navalha ou faca
- Panos de chão