Contente
O proprietário de um imóvel pode aumentar o aluguel quando encerrar um contrato de aluguel com um inquilino ou se o contrato original tiver uma cláusula que o permita fazer isso. Se você e o seu inquilino tiverem um acordo mensal, também é possível aumentar o aluguel a qualquer momento desde que haja uma notificação apropriada. Portanto, se planeja aumentar o valor do aluguel, é necessário notificar ao inquilino por escrito informando o novo valor e a partir de quando ele entrará em vigor.
Instruções
Os contratos de aluguel incluem o quanto é pago pelo aluguel e quando ele aumenta (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Escreva "Notificação de aumento de aluguel" na parte superior para deixar claro a seu inquilino do que se trata a notificação. Nas linhas seguintes, coloque a data, o nome do seu inquilino e o endereço da unidade alugada. Isso identificará quem será afetado pelo aumento e qual a propriedade envolvida.
-
Informe ao seu inquilino sobre o valor de aumento no primeiro parágrafo. Assim, declare na primeira frase em quanto será o acréscimo seguido do valor total do aluguel. Por exemplo, "O aluguel da unidade listada acima será aumentado em R$ XX para um total mensal de R$ XXX". Em seguida, será necessário incluir a data a partir de quando o aumento entrará em vigor. Dependendo das regras locais de locação, você precisará conceder um prazo de 30 a 60 dias após a notificação do aumento.
-
Dê uma razão para o aumento do aluguel no parágrafo seguinte, para que o inquilino compreenda melhor o porquê de você estar aumentando o aluguel. São exemplos de motivos para aumento do aluguel o aumento dos custos de manutenção da propriedade ou dos impostos da propriedade, melhorias solicitadas, inflação ou aumento no custo de vista.
-
Deixe uma alternativa ao seu inquilino para que possa entrar em contato com você, pois ele provavelmente terá perguntas ou desejará discutir a notificação de aumento do aluguel. Coloque um número de telefone no qual você possa ser contatado ao final do parágrafo. Não se esqueça de assinar a carta e imprimir o seu nome na parte inferior da notificação.
-
Leve a notificação de aumento pessoalmente ao seu inquilino e entregue o documento em mãos. Caso não possa entregá-la pessoalmente, envie-a por e-mail com um comprovante dos correios e um comprovante de recebimento para se certificar de que a carta seja entregue ao seu destinatário. Além disso, você poderá comprovar que ele a recebeu dentro do prazo solicitado para notificação antes que o aumento entre em vigor.