Contente
- Desenvolvimento das alterações das cores
- Queimaduras de amônia
- Doença do ponto negro
- Cuidado com o peixe dourado
Os peixes-dourados são um animal de estimação comum para crianças e um peixe ideal para os interessados em ter um aquário em casa. Eles vêm em uma variedade de cores, incluindo branco, prata, laranja e preto. Ele pode ser de uma cor só ou ter manchas aleatórias por todo o corpo, incluindo em suas barbatanas. Estas cores podem mudar ao longo da vida do peixe.
Os criadores têm criado uma grande variedade de formas e cores nos peixes-dourados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Desenvolvimento das alterações das cores
Os peixes-dourados têm vários tipos diferentes de células de pele que determinam sua coloração. As presentes na coloração negra são chamadas melanóforos e contêm melanina, um pigmento preto. Um peixe colocado em um ambiente escuro, como um tanque na frente de um fundo preto com muitas pedras escuras, vai produzir mais melanina em seus melanóforos, desenvolvendo assim as nadadeiras pretas ou outras manchas escuras. Essa mudança é uma reação natural e não prejudicial ao peixe.
Queimaduras de amônia
As manchas negras nas nadadeiras de um dourado ou em outro lugar em seu corpo podem ser um sinal de níveis excessivos de amônia na água. Resíduos de peixe e restos de comida são fontes comuns de amônia, e, se os níveis ficarem muito altos, ela queima a pele do peixe. O efeito é uma simples mudança de cor, em vez de qualquer dano visível. A pele fica marrom escura ou preta quando começa a cicatrizar, portanto manchas pretas podem não aparecer se os níveis de amônia forem constantemente altos, já que a pele não tem a oportunidade de começar a se recuperar.
Doença do ponto negro
A doença do ponto negro é rara em aquários domésticos. Ela aparece mais comumente nas lagoas. Isso ocorre porque o peixe pega a doença a partir de excrementos de pássaros. Os excrementos das aves infectadas contêm os ovos de um parasita que penetra na pele do peixe e provoca a descoloração. Peixes adultos saudáveis não são afetados. Raramente, os caramujos podem introduzir essa doença em aquários interiores. O tratamento consiste em remover os caracóis do aquário, o que rompe o ciclo de vida do parasita.
Cuidado com o peixe dourado
Compre o maior tanque que você puder pagar. Embora muitos proprietários mantenham peixe em aquários, estes não são a casa ideal. Uma grande área de superfície fornece mais oxigênio para os peixes. A temperatura da água deve ser estável, por isso não posicione seu aquário em contato direto com a luz solar. Substitua cerca de 1/4 a 1/3 do tanque de água a cada 3 ou 4 semanas. Permita que a água potável repouse durante 3 ou 4 dias para que o cloro possa evaporar-se e atingir a mesma temperatura que água do tanque.