Contente
Dominar o alfabeto é uma das principais metas no primeiro ano do jardim de infância. Os professores trabalham com os alunos todos os dias sobre a nomeação das letras e habilidades de reconhecimento. Eles usam diversos métodos, pois sabem que as crianças aprendem de maneiras diferentes. Os professores são mais eficazes quando incorporam essas atividades em sessões rápidas para que os alunos não percam o interesse.
Os professores do jardim de infância reforçam o aprendizado do alfabeto com atividades manuais (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)
Exposição de imagens
As crianças precisam olhar para imagens com frequência durante o dia na escola. Os professores podem fazer uso efetivo de "mensagens matinais" durante a aula. Durante esse segmento, os alunos assistem à professora escrever frases em uma tabela ou em um quadro branco. Entre essas frases geralmente estão o dia e nome do mês ou algo sobre o tema atual que as crianças estiverem estudando. O professor reforça alfabeto, escrita, pontuação e gramática simultaneamente. As crianças podem circular as letras específicas, procurar por letras maiúsculas e minúsculas correspondentes e encontrar as letras que soletrem seu nome.
Centros de alfabetização
Os alunos do jardim de infância trabalham em pequenos grupos de colegas de classe para praticar e reforçar as habilidades, assim como aprender a conviver com os outros. O professor pode agrupar de 3 a 5 alunos e colocá-los em uma mesa para trabalhar em um projeto de alfabetização. Por exemplo, as crianças podem procurar e recortar as letras de seus nomes em revistas ou jornais. Eles também participam de atividades práticas, como modelagem de letras em massinha ou usar os dedos para escrever letras com creme comestível, como chantilly.
Ênfase em letras
Outra maneira eficaz de reforçar o alfabeto no jardim de infância é enfatizar uma letra específica a cada dia ou semana. Se "A" for a letra da semana, o foco está em localizar a letra dentro e fora da classe. Por exemplo, o professor pode dar adesivos para as crianças quando virem a letra "A" no refeitório, ou em um cartaz no corredor. Os alunos podem trazer lanches que comecem com a letra enfatizada, e nomear outros itens que comecem com o som da letra.
Brincadeiras
As crianças gostam de jogos, os quais são uma forma divertida para reforçar a fluência do alfabeto. "Bingo do alfabeto" é uma brincadeira que toda a classe pode jogar ao mesmo tempo. Os professores podem comprá-los em lojas de R$1,00 ou fazerem suas próprias cartelas de bingo e plastificá-las. Pode-se aumentar a dificuldade chamando por sons em vez de letras para ver se os alunos estão desenvolvendo o reconhecimento tanto da letra como do som.