Contente
- Resultados normais
- Razões químicas
- Leucemia
- Alergias e estresse
- Mielofibrose
- Problemas respiratórios
- Outras causas
Os glóbulos brancos ou leucócitos são as células do corpo que combatem as doenças e infecções. Dependendo da sua contagem de leucócitos, o médico será capaz de determinar, se houver, as doenças pelas quais você está acometido. É necessário saber o que sua contagem leucocitária significa, mesmo sendo alta ou baixa.
A contagem de leucócitos é feita por sistemas automatizados (http://i.ehow.com/images/GlobalPhoto/Articles/4806951/largewhite-cells_Full.jpg)
Resultados normais
De acordo com muitas enciclopédias médicas, tais como a "Medline Plus" fornecida pela instituição "National Library of Medicine", uma contagem normal de leucócitos gira em torno de 4.500 a 10.000 glóbulos brancos por milímetro cúbico de sangue. No entanto, esse número pode variar de médico para médico.
Razões químicas
Uma alta contagem de leucócitos pode ter causas químicas, tais como fumar ou ingerir certos medicamentos. Os remédios que afetam os valores leucocitários de uma pessoa incluem os corticosteroides e os medicamentos à base de adrenalina. O uso de drogas ilícitas também podem causar um alto valor desse parâmetro. Uma droga ilegal que é conhecida por causar alterações anormais nas células brancas do sangue é a metanfetamina, popularmente conhecida apenas como anfetamina.
Fumar pode causar uma leucocitose
Leucemia
Um elevado número de leucócitos pode ser indicativo de vários tipos de leucemia, tais como a linfocítica aguda, a linfocítica crônica, a mieloide aguda e a de células pilosas. Uma consulta com seu médico ajudará a determinar se os resultados são devido a essas doenças.
As leucemias podem ser diagnosticadas microscopicamenteAlergias e estresse
Altos níveis de estresse e ansiedade podem afetar a contagem de leucócitos de uma pessoa. Ataques extremos de depressão ou experiências traumáticas recentes podem fazer com que essas células trabalhem mais do que o normal. As reações alérgicas graves também podem causar um aumento na produção das células brancas.
Mielofibrose
A mielofibrose é um distúrbio da medula óssea que interfere com a produção de células sanguíneas do organismo. Isso resulta em um atraso do crescimento e da formação de cicatrizes na medula óssea. Essa é uma doença grave que afeta principalmente pessoas com mais de cinquenta anos de idade, porém pode ocorrer em qualquer faixa etária.
Problemas respiratórios
Uma contagem elevada de leucócitos pode ser causada por problemas respiratórios, como pneumonia, coqueluche e tuberculose. Se houver suspeita de tuberculose, um teste de pele (PPD) será feito para descartá-la ou confirmá-la. Os antibióticos curam muitas dessas doenças.
Outras causas
Pelo fato de as células brancas serem responsáveis por ajudar no funcionamento do sistema imunológico, haverá um aumento do número de glóbulos brancos quando uma infecção bacteriana estiver presente. É importante agendar consultas com seu médico para determinar as possíveis causas de uma contagem leucocitária irregular. Sarampo, anemia, queimaduras e doenças sexualmente transmissíveis também podem causar essas alterações.