Contente
- Sintomas
- Causas
- Suplementos para fadiga adrenal
- Mudanças na dieta para tratar a fadiga adrenal
- Mudanças no estilo de vida
Fadiga adrenal provoca uma grande variedade de sintomas que se centram em sentimentos de cansaço físico e mental e a sensação de não se sentir "bem". Se você sentir que está sofrendo de fadiga adrenal, provavelmente está se perguntando o que fazer sobre isso. Suplementos nutricionais podem ajudar as suas glândulas adrenais a funcionarem corretamente, mas não devem ser sua única opção.
Suplementos nutricionais podem ajudar as suas glândulas adrenais a funcionarem corretamente, mas não devem ser sua única opção (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Sintomas
De acordo com o Centro de Medicina Nutricional dos Estados Unidos, sintomas da fadiga adrenal incluem desejos de sal, desidratação e sede, insônia, ansiedade e nervosismo, sensação geral de cansaço, baixa libido, ganho ou perda de peso e desequilíbrios hormonais.
O projeto AWARE acrescenta que, se você tem fadiga adrenal, também pode demonstrar um padrão de exaustão na parte da manhã e novamente no meio da tarde, com um pico em energia após as seis horas e a sensação de cansaço novamente pelas nove da noite. Outros sintomas da fadiga adrenal podem incluir o aumento dos sintomas da TPM, depressão leve, letargia, fraqueza, confusão, constipação e diarreia.
Causas
As glândulas suprarrenais produzem vários tipos de hormônios, incluindo o cortisol e a adrenalina, que são usados para ajudar a lidar com situações de estresse agudo. Durante o início da história dos seres humanos, essa saída era necessária para lidar com estresses momentâneos. Porém, na vida moderna, os seres humanos estão estressados o tempo todo, e as glândulas suprarrenais não conseguem produzir as quantidades corretas de hormônios, pois estão sempre concentradas em enviar os hormônios do estresse. O resultado disso é a fadiga adrenal.
Suplementos para fadiga adrenal
Para tratar a fadiga adrenal, você pode usar suplementos, e embora eles ajudem com a saúde geral e o bem-estar, sua eficácia será melhor quando combinados com outros tratamentos.
Suplementos para a fadiga adrenal devem incluir a vitamina C, de 2.000 a 4.000 mg por dia; vitamina E, 800 UI por dia, e complexo B, conforme indicado na embalagem. Estes elementos irão proteger o seu sistema imunológico, restaurar a energia e acalmar os sentimentos de estresse. Se você estiver se sentindo deprimido, um suplemento de erva-de-são-joão pode ajudar a levantar o seu humor; siga as recomendação de dosagem na embalagem.
Mudanças na dieta para tratar a fadiga adrenal
Outra maneira eficaz de tratar a fadiga adrenal é mudar sua dieta. Inclua mais cereais integrais, carboidratos complexos, proteínas magras, azeite, linhaça e óleo de peixe. Aumente a ingestão de legumes e frutas, e certifique-se de consumir muita fibra. Se você estiver com desejo de sal, use o sal marinho em vez de sal comum. Evite alimentos como carboidratos simples, açúcar processado, cafeína e gorduras hidrogenadas.
Mudanças no estilo de vida
Para curar a fadiga adrenal, além das mudanças na dieta e o uso de suplementos nutricionais, deve-se fazer mudanças no seu estilo de vida. Concentre-se em reduzir o estresse, descansar e fazer exercícios. Aprenda técnicas de redução de estresse, como ioga ou meditação, e tente incorporá-las no seu dia a dia. Obtenha o descanso de que você precisa, porém tenha um horário razoável para dormir e acordar, e tire uma soneca todos os dias se precisar. Finalmente, exercite-se todos os dias. O exercício ajuda a aliviar o estresse, melhora a saúde e alegra o seu humor.