Contente
A cintilografia óssea é um exame utilizado para encontrar problemas que não podem ser diagnosticados por uma simples radiografia. É usada em combinação com um marcador radioativo, injetado na corrente sanguínea. O marcador penetra nos ossos, deixando um rastro radioativo, ou "pontos quentes" que podem alertar o médico de algumas anormalidades que necessitam melhor avaliação.
A cintilografia óssea é usada para o diagnóstico de alguns problemas ósseos (http://www.sxc.hu/index.phtml)
O que é um "ponto quente"?
As áreas quentes são pequenas quantidades de material radioativo deixadas pra trás após a passagem do marcador por todo o esqueleto. A American Cancer Society explica que o nome científico para um ponto quente é "difosfato de tecnécio", que não possui efeitos colaterais conhecidos. As áreas quentes aparecem nas imagens escaneadas, em cores preta ou cinza.
Absorção óssea
A quantidade de marcador radioativo absorvido nos ossos depende do grau de doença ou lesão. O padrão de absorção varia entre as doenças. Por exemplo, uma área quente indicativa de câncer é diferente de uma infecciosa. De acordo com a John Hopkins Medicine, um osso normal não apresenta nenhuma área quente. Ao invés disso, cada osso mostra uma quantidade igual de cinza, demonstrando absorção homogênea.
Infecção
De acordo com a Cleveland Clinic, a osteomielite é uma infecção óssea que é geralmente causada pela "Staphylococcus aureus", que é uma bactéria também responsável pela infecção pelo Staphylococcus aureus resistente à meticilina, ou SARM. Na imagem cintilográfica, áreas quentes reveladas ao longo da extremidades ósseas indicam tecido ósseo infectado. A sepse também pode ser vista como áreas quentes nas cintilografias, mostrando ossos infectados devido a outras doenças, como infecções urinárias.
Artrite e trauma ósseo
Em alguns paciente, os pontos quentes são sinais de que em algum lugar do osso houve um trauma ou lesão. Ossos fraturados mostram sinais de novos crescimentos e células ativas, que são altamente absorventes e atraem o marcador radioativo. O Roswell Park Cancer Institute informa que a artrite também pode aparecer em uma cintilografia óssea.
Câncer
O câncer é outra condição que pode ser vista em cintilografias ósseas. Áreas quentes que aparecem pelo corpo podem indicar um câncer que se espalhou, ou "metastizou" para os ossos. O Merck.com explica que o tipo mais comum de câncer que se espalha para os ossos é o carcinoma. Quando existem múltiplas áreas quentes por todo o corpo de um paciente com um câncer já diagnosticado, geralmente suspeita-se de infiltração óssea. Os tratamentos para essa condição geralmente incluem uma combinação de radioterapia e quimioterapia.