Contente
Os ciclos da moda mudam mais rápido que uma volta em uma pista de Fórmula 1. Não importa qual o seu tipo de corpo, alguns acessórios e elementos mantêm seu guarda-roupa no jogo. O romantismo está na moda, inspirado na versatilidade de tecidos glamourosos, simples e leves como a seda e as rendas. Artifícios de costura como pences e pregas adicionam movimento a qualquer vestido tão facilmente quanto riscar, dobrar e passar.
Instruções
Essa saia de seda preta tem plissados suaves que causam um leve volume (Dave Hogan/Getty Images Entertainment/Getty Images)-
Escolha um tipo de prega: em faca (pressionada em uma direção, geralmente 1 a 2 cm de distância), caixa (dobrada uma contra a outra) ou invertida (começa no centro da parte da frente e se dobra para fora, em direção às costuras laterais). Escolha um estilo de plissado: suave (usando vapor e não pressionando) ou nítido (pressionando). Considere o tipo de volume que você quer fazer.
-
Altere o botão do ferro de passar para "seda", ligue o ferro a vapor e pressione-o na seda. Usando a régua como um guia, coloque os alfinetes ao longo dela para criar uma linha reta e começando na parte esquerda do tecido, marque as dobras do plissado com alfinetes para seda, desde a bainha até a cintura. Novamente usando a régua como guia, marque uma linha pontilhada 1 cm à direita da linha recém-feita com os alfinetes, desde a cintura até a bainha. Remova a régua.
-
Dobre a borda da linha guia feita com alfinetes sobre a linha guia dos alfinetes com cabeça redonda. Pressione com o dedo o plissado para remover os alfinetes para seda e pressione a linha guia das pregas próxima da linha dos alfinetes com cabeça arredondada. Fixe as pregas colocando alfinetes, pressionando novamente e repetindo nas bordas do tecido. Faça uma bainha à máquina na cintura, remova os alfinetes e faça os pontos na borda da cintura para baixo com 1 a 2 cm para cada prega.
Dicas
- Use um tecido de cobertura para evitar queimar a seda.
- Tenha mão firme ao fazer os cortes, marcações e pontos para assegurar uma aparência uniforme ao plissado.
- Considere testar as pregas em musselina ou em um tecido para testes.
- Verifique o botão de seu ferro de passar antes de começar e assegure-se de que o vapor está ligado quando você for passar.
- Deixe uma borda de 1 cm no início dos pontos.
Aviso
- Um ajuste incorreto do ferro de passar pode queimar o tecido.
- Erros podem distorcer a linha da cintura em até 2 cm.
- O vapor pode causar queimaduras de 3º grau.
- Considere fazer a bainha na roupa antes de fazer o plissado.
O que você precisa
- Seda
- Tesouras serrilhadas
- Alfinetes para seda
- Alfinetes retos com cabeça redonda
- Régua
- Ferro
- Calçador estreito e reto
- Agulha de ponto universal
- Fio de lingerie