Contente
Pequenas protuberâncias que causam coceira na pele podem ser o resultado de várias afecções cutâneas ou alergias. O problema pode ser causado por uma reação alérgica a um produto ou material, picadas de insetos, doenças cutâneas, como a sarna, ou até uma reação a um medicamento.
Existem muitas causas para as protuberâncias avermelhadas na pele (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Alergia
Os alérgenos podem estar presentes em muitos itens, como cosméticos, sabonetes e perfumes. Alguns alimentos também podem causar reações alérgicas nas pessoas, resultando em protuberâncias avermelhadas e que causam coceira.
Picadas de insetos
Mosquitos, abelhas e vários tipos de vespas são conhecidos por possuir picadas e ferrões desagradáveis. As reações às picadas de insetos costumam ser leves, porém, algumas pessoas podem apresentar reações mais fortes, que podem exigir intervenção médica.
Sarna
Essa condição é causada pelo Sarcoptes scabiei, um ácaro com oito patas que costuma se entocar na pele. Uma necessidade intensa de se coçar é um sintoma desse problema, principalmente na região onde o ácaro se esconde. A sensação de coceira aumenta durante a noite.
Reações a medicamentos
Alguns medicamentos antifúngicos e antibióticos podem causar uma reação no corpo, levando a protuberâncias que coçam. Narcóticos podem causar a mesma reação, resultando em erupções cutâneas semelhantes.
Acne escoriada
Quando se coça e espreme a acne, desenvolvem-se cicatrizes e crostas, que resultam nessa condição. A pele oleosa, certos medicamentos e mudanças hormonais são algumas de suas causas mais comuns.