Contente
O alho-poró e a cebola podem não parecer os melhores candidatos para o congelamento, mas, na verdade, ambos são adequados para serem armazenados no congelador por até seis meses. Como sua textura será diferente depois do descongelamento, eles são mais apropriados para pratos cozidos, como sopas, guisados ou molhos, em vez de refeições cruas. Os procedimentos para o congelamento de cebolas e alhos-porós são quase idênticos.
Instruções
Congele as cebolas ou os alhos-porós restantes para usá-los mais tarde (leek image by saied shahinkiya from Fotolia.com)-
Descasque a casca fina e quaisquer camadas externas e secas das cebolas. Retire as folhas externas rígidas e secas dos alhos-porós.
-
Pique as cebolas em pedaços do tamanho e no formato que você deseja usar mais tarde. Corte os alhos-porós longitudinalmente pela metade e, em seguida, corte e descarte as extremidades das folhas. Lave os alhos-porós cortados ao meio e corte-os em pedaços menores, se desejar. Descarte a raiz.
-
Escalde os alhos-porós, se desejar. Deixe-os em uma panela de água fervente por dois minutos e, em seguida, coloque-os em uma tigela com água gelada por mais dois minutos.
-
Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as cebolas ou os alhos-porós picados sobre ela. Coloque a assadeira no congelador e aguarde várias horas ou até que os vegetais estejam completamente congelados.
-
Coloque os vegetais congelados em recipientes herméticos apropriados para o armazenamento no congelador. Consuma-os dentro de três a seis meses.
O que você precisa
- Tábua de cortar
- Faca
- Panela (opcional)
- Tigela (opcional)
- Assadeira
- Papel-manteiga
- Recipientes herméticos apropriados para o armazenamento no congelador