Contente
Se o seu peixe betta tem dificuldades para nadar ou nada somente no fundo do aquário, ele pode estar com a doença da bexiga natatória, uma enfermidade comum nesses peixes. Quando eles estão com essa doença, a bexiga natatória pode se contrair a um tamanho abaixo da média ou crescer demais e inchar, o que dificulta o nado do peixe.
Os peixes betta são suscetíveis à doença da bexiga natatória (fish in bowl image by Robert Calvillo from Fotolia.com)
Sintomas e tratamentos
Um peixe betta com bexiga natatória flutua em torno do aquário, na superfície ou no fundo, sem rumo e aparentemente sem controle. A espinha do peixe também pode parecer torta, com o formato da letra "S". Deixar o peixe em jejum ou diminuir a quantidade de comida pode ser um tratamento benéfico. Porém, como a doença da bexiga natatória pode ser causada por uma infecção bacteriana, existem antibióticos e medicamentos que também podem melhorar a saúde do peixe e aumentar as chances de recuperação.
BettaZing e BettaMax
Medicamentos similares, o BettaZing e o BettaMax, são utilizados para combater parasitas e fungos nos peixes betta. Esses remédios, embora sejam usados em casos de bexiga natatória, também são eficazes contra doenças nas barbatanas. Esses medicamentos também auxiliam em casos de infecções não bacterianas.
Antibióticos
Os antibióticos disponíveis para a doença da bexiga natatória são sulfato de canamicina, sulfato de canamicina e nitrofurazona, tetraciclina e nitrofurazona. Eles servem para o tratamento da doença da bexiga natatória causada por bactérias.
Prevenção
O site Pet Fish diz que uma das principais causas da doença da bexiga natatória é a superalimentação. Para preveni-la sem correr o risco de subalimentar o peixe, aumente a quantidade das sessões de alimentação ao longo do dia, mas dê menos comida a cada vez. Além disso, limite a quantidade de minhocas para apenas uma ou duas por semana. As minhocas são gordurosas e podem causar constipação.
Considerações
Para determinar se a doença da bexiga natatória foi causada por uma infecção bacteriana ou não, leve o peixe a uma clínica veterinária. A bexiga natatória também pode afetar peixes-dourados ornamentais. Os remédios comuns para os peixes-dourados são trocar o alimento habitual por uma ração em gel, ervilhas verdes (congeladas) ou apenas um tipo de comida diferente da que estava sendo administrada antes da infecção na bexiga.