Contente
A água é constituída por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. É possível separar a água em gases hidrogênio e oxigênio passando uma corrente elétrica através dela. A energia da eletricidade divide as ligações covalentes entre os átomos de hidrogênio e oxigênio em um processo chamado eletrólise. Esse experimento é comumente realizado em aulas de química da faculdade.
Instruções
Realize um projeto com seus colegas para separar os gases oxigênio e hidrogênio da água (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)-
Prepare o voltâmetro de Hoffmann. Esse aparelho de vidro consiste de uma peça em forma de U de tubo de vidro que é aberta nas extremidades. Um segundo tubo de vidro é aberto no topo e ligado ao meio do "U". Isso resulta em três tubos verticais que estão abertos no topo e conectados na parte inferior por um tubo horizontal. Os tubos esquerdo e direito têm fios chamados eletrodos na parte inferior que saem dos tubos através de vedações impermeáveis.
-
Faça uma solução de hidróxido de sódio, agitando quatro partes de água e uma parte de hidróxido de sódio. Essa solução permitirá que a água conduza eletricidade e, portanto, é chamada um eletrólito. Encha o voltâmetro de Hoffmann despejando o eletrólito no interior do tubo central.
-
Encha dois béqueres e dois tubos de ensaio com água. Mantenha o polegar sobre um tubo de ensaio, vire-o e coloque-o em um béquer, de modo que o tubo de ensaio fique de cabeça para baixo e cheio de água. Fixe o tubo de ensaio no lugar e repita esse procedimento com os outros tubos de ensaio e béquer.
-
Conecte uma extremidade de uma mangueira de borracha à ponta aberta do tubo da esquerda do voltâmetro de Hoffmann. Coloque a outra extremidade em um dos tubos de ensaio. Repita esse processo com a outra mangueira de borracha e o tubo direito do voltâmetro de Hoffmann.
-
Prenda cada eletrodo a um dos terminais da bateria e você verá bolhas se formando em ambos os eletrodos. As bolhas no eletrodo negativo são de hidrogênio e as bolhas no eletrodo positivo são de oxigênio. Essas bolhas passarão através das mangueiras de borracha e encherão os tubos de ensaio, deslocando a água. Você pode tapar os tubos de ensaio para uso posterior, depois que estiverem cheios de hidrogênio e de oxigênio.
O que você precisa
- Água
- Hidróxido de sódio
- 3 béqueres
- Voltâmetro de Hoffmann
- 2 suportes para tubos de ensaio
- 2 tubos de ensaio
- 2 mangueiras de borracha
- Bateria de 9 volts
- 2 fios
- 2 rolhas de tubos de ensaio