Contente
Medicação não é a única maneira de controlar o transtorno bipolar. Através de mudanças na dieta, terapia e sabendo identificar os sinais dos episódios, pode-se controlar o transtorno bipolar sem o uso de comprimidos.
Terapia pode ajudar a controlar o transtorno bipolar (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Eletroconvulsoterapia (ECT)
Recomendada para aqueles com depressão e mania graves, essa forma de tratamento segura e eficaz envia correntes elétricas através do cérebro, provocando uma curta convulsão para alívio rápido dos sintomas. Há possíveis efeitos colaterais, como perda de memória, dor no maxilar e dores de cabeça.
Terapia
Muitos tipos de terapia, desde fisioterapia intensiva até terapia interpessoal e familiar, mostraram ser benéficos para tratar o transtorno bipolar. Quanto melhor a pessoa bipolar e sua família entendem o problema, mais fácil é para controlá-lo.
Dieta
Seguir uma dieta estrita pode ajudar também a controlar o transtorno bipolar naturalmente. Evitar açúcar refinado, ingredientes artificiais, cafeína, alimentos não saudáveis e gorduras ruins pode manter as variações de humor e outros sintomas sob controle.
Suplementos
Suplementos de ômega 3 e vitaminas do complexo B demonstraram poder aliviar alguns sintomas do transtorno bipolar. Entretanto, eles não devem ser a única forma de tratamento.
Introspecção
A introspecção envolve identificar os sinais e agir a respeito deles. Colocar uma barreira mental (música, exercício) entre os sintomas e a ação pode, às vezes, evitar que um episódio ocorra ou diminuir a duração e o nível do episódio.