Contente
Se suas fotografias favoritas se tornarem vítimas do mofo, você poderá remover os esporos sem danificá-las, desde que o fungo não tenha feito um dano muito grande. O mofo "ataca" as fotografias quando elas são deixadas em um lugar úmido, então, para evitar correr o risco de ter suas preciosas memórias atingidas e danificadas, guarde-as em local seco e arejado.
Instruções
Nunca utilize líquidos para remover mofo de uma fotografia (old album image by Igor Shootov from Fotolia.com)-
Retire a foto afetada e leve para longe de outras fotografias imediatamente. Os esporos de mofo se espalharão rapidamente pelo ambiente, então remova a foto assim que o fungo começar a aparecer.
-
Identifique se o mofo está ativo ou inativo. O bolor inativo parece um pó seco, enquanto o ativo mantém sinais de umidade. Se você não consegue diferenciar simplesmente olhando, passe delicadamente um pano macio sobre o mofo. Se manchar, ele ainda está ativo.
-
Mate o mofo ativo. Se você identificar esporos vivos, coloque a fotografia em um freezer por algumas horas. O mofo não sobrevive em um ambiente congelado e ficará inativo após um breve congelamento.
-
Tire a fotografia e limpe o resíduo seco jogando-o em uma lata de lixo com um pano macio e não abrasivo ou escova de cerdas macias. Remova todos os resíduos de mofo que puder. Sempre faça isso ao ar livre para eliminar a propagação de esporos dentro de sua casa.
-
Aspirar a foto usando uma extensão de mangueira estreita em seu aspirador de pó para eliminar detritos microscópicos de bolor. Faça isso ao ar livre.
O que você precisa
- Aspirador
- Pano macio
- Freezer
- Lata de lixo