Como interpretar o output do teste ANOVA no SPSS

Autor: John Stephens
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Oneway ANOVA SPSS program and interpretation
Vídeo: Oneway ANOVA SPSS program and interpretation

Contente

O Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) é um programa para análise de dados coletados por pesquisadores da área das ciências sociais. Um teste ANOVA -- Análise da Variância -- é utilizado para analisar os dados em que se tem uma variável independente ou mais e uma variável dependente. No geral, o SPSS é um bom primeiro pacote estatístico para realizar uma pesquisa quantitativa nas ciências sociais, porque é fácil de usar e por ser um bom ponto de partida para aprender sobre pacotes estatísticos mais avançados.


Instruções

Interpretar um output do teste ANOVA no SPSS é uma tarefa difícil (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    ANOVA uma entrada

  1. Procure a tabela de resultados no output do SPSS. A caixa no canto inferior esquerdo da tabela mostra a variável dependente. Existem duas categorias: intra e intergrupos e o total. A primeira é a mais importante, que é a comparação entre os grupos.

  2. Siga os números através da tabela ao lado da categoria intergrupos. O primeiro número é a soma dos desvios quadrados da média.

  3. Leia o próximo algarismo, sendo esse os graus de liberdade (df). Ele é calculado ao subtrair um algarismo do número total da amostra. Se você tiver uma amostra com três observações, o número do grau de liberdade será 2.


  4. Examine o valor de F. A razão de F é o teste estatístico para descobrir a diferença entre os grupos. Quanto maior for esse valor, mais significante serão os resultados. A significância indica se o resultado é devido ao acaso ou à variável independente.

  5. Leia o valor de "Sig". Ele está na caixa à direita e é a informação mais importante. A significância indica se a diferença entre os grupos é suficientemente grande para ser considerada devido à variável independente em vez de ser ao acaso. Geralmente, o valor de p (probabilidade de significância) menor do que .05 é considerado estatisticamente significativo. Isso significa que a possibilidade ou probabilidade de a diferença ter sido ao acaso é inferior a 5 de um total de 100. Às vezes, o valor de Sig pode ser .001 ou .0001. Quanto mais zeros, maior será o nível de significância.


    ANOVA fatorial

  1. Procure no output do SPSS a tabela de resultados do teste ANOVA fatorial, se tiver duas ou mais variáveis independentes. Elas serão listadas na caixa da parte superior esquerda. Haverá uma categoria para os efeitos principais listando as variáveis independentes, como, por exemplo, o gênero e a raça. Em seguida, as interações de duas entradas serão listadas, por exemplo, o gênero pela raça.

  2. Observe o número à direita na linha que contém a sua primeira variável independente (por exemplo, gênero). Se o valor de Sig for menor do que .05, haverá um efeito principal para aquela variável.

  3. Examine o número à direita na linha que contém a sua segunda variável independente (por exemplo, raça). Se o valor de Sig for menor do que .05, haverá um efeito principal para aquela variável.

  4. Observe o número à direita na linha que contém as interações de duas entradas (por exemplo, gênero pela raça). Se o valor de Sig for menor do que .05, haverá um efeito principal para aquela variável.

O que você precisa

  • SPSS impresso
  • Folha de codificação

A função "Controlar Alteraçõe" do Microoft Word permite que o uuário façam anotaçõe no documento. Com ea ferramenta de edição, a parte do do...

Ao eninar o Pai Noo para a criança, você terá de modificar a linguagem complexa e à veze confua para ajudar o aluno a compreenderem o ignificado da palavra. Embora a imple memoriza...

Posts Interessantes