Contente
As cartas-testemunho são uma ferramenta importante em muitos processos criminais nas quais o réu está tentando demonstrar sua inocência. Essas cartas também oferecem ao peticionário uma oportunidade quando candidatar-se à um emprego. Quando estiver escrevendo, seja para um julgamento ou para uma possível oportunidade de emprego, uma carta-testemunho deve convencer o leitor de que a pessoa em questão é um cidadão íntegro e responsável.
Instruções
Para cartas-testemunho direcionadas à julgamentos, tente convencer o juiz de que o comportamento faltoso não se repetirá (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Inicie com o nome e o endereço do destinatário.
-
Escreva a data neste formato: 26 de Abril de 2011. Não abrevie.
-
Enderece a carta utilizando os honoríficos caso o nome do destinatário seja conhecido. Caso desconheça e a carta será utilizada em um julgamento, enderece-a para "À Corte" ou "Ao Honrável Juiz". Caso contrário utilize "A quem possa interessar". Quando estiver em dúvida, pergunte à pessoa que requisitou a carta.
-
Escreva um parágrafo que diga como você conheceu a pessoa e por quanto tempo a conhece. Caso seja o antigo empregador, inclua as datas em que ele trabalhou e o salário.
-
Escreva outro parágrafo que diga o que você conhece sobre a pessoa. Inclua informações como habilidades profissionais, características pessoas e pontos positivos. Se for o antigo empregador, inclua as responsabilidades do antigo cargo da pessoa.
-
Escreva outro parágrafo dizendo que iria recontratar a pessoa caso a oportunidade surgisse, isso se você for o antigo empregador.
-
Em cartas que serão utilizadas em julgamentos, acrescente outro parágrafo com alguma informação sobre si mesmo para demonstrar credibilidade.
Dicas
- Se for o caso, escreva a carta utilizando o papel timbrado da empresa.
- Cartas-testemunho devem ser digitadas, porém, cartas manuscritas também são aceitáveis.