Contente
Embora nem todas as feridas cheguem à fase de exsudação, as que chegam a esse estado devem ser levadas a sério. Apesar de a exsudação ser uma parte natural do processo de cura do corpo, tais ferimentos devem ser sempre examinados e tratados por um médico profissional.
Cuide de ferida exsudativas com atenção especial (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Definição
Uma ferida exsudativa é aquela que está vazando plaquetas de células de sangue e outros fluidos enquanto cura. Dependendo da gravidade do machucado, a composição exata da exsudação varia.
Importância
Feridas que secretam uma grande quantidade de exsudato vão demorar mais tempo para cicatrizar e podem necessitar de tratamento adicional.
Considerações
Exsudato excessivo, mal cheiroso ou descolorido geralmente é um sinal de infecção e pode ser um grande problema se não for tratado de forma correta. Nestes casos, os antibióticos são frequentemente necessários para tratar da infecção antes que o machucado possa fechar.
Cicatrização seca
Um médico pode escolher a cicatrização seca ou úmida, dependendo da localização da lesão e a gravidade. A seca consiste em envolvê-la com gaze para absorver o excesso de fluido e manter o machucado limpo e seco, o que permite a formação de uma crosta protetora.
Cicatrização úmida
A cicatrização úmida é uma técnica que está se tornando popular, porque evita a formação de cicatrizes derivada da formação de crosta. Em vez de gaze, o médico aplica uma espuma, gel ou outro tipo de líquido curativo transparente que amacia o tecido da pele e permite que a ferida cicatrize naturalmente.