Contente
A ventilação de banheiros é exigida por lei para evitar o acúmulo de mofo. A ventilação canalizada por dutos é uma das opções existentes. Outras delas são as janelas e os exaustores que sopram o ar para outra área. Dependendo da localização do banheiro em sua casa, você pode ficar sem nenhuma outra opção exceto a ventilação por dutos.
A janela é uma alternativa simples à ventilação por dutos (bathroom image by Mikhail Olykainen from Fotolia.com)
Ventiladores de parede
Ventiladores de parede sopram ar do banheiro para a área do outro lado da parede e, então, sugam ar seco e limpo de volta. Isso reduz a concentração de vapor e dificulta o acúmulo de mofo. Esse tipo de ventilação só funciona se o banheiro tiver uma parede cujo outro lado fique em um espaço aberto. Por exemplo, se a parede do banheiro está ligada a um pátio, você pode colocar o ventilador ali, de forma que ele soprará para essa área. No entanto, essa parede pode ser voltada para interior ou exterior. Se o ventilador puxar o ar exterior, você deve isolá-lo adequadamente, de modo que não esfrie muito o ambiente.
Janela
A janela é uma opção simples. Você não deve se preocupar com qualquer fiação elétrica ou acúmulo de mofo, pois ela é uma abertura direta para o exterior. A janela só é viável se o banheiro tiver uma parede que faça limite com uma área exterior. Coloque a janela em um ponto alto para que ninguém possa olhar para dentro.
Exaustores
Os exaustores são um tipo de ventilação dutada, porque se conectam a um duto que leva o ar para fora do recinto. Porém, existem versões alternativas. Uma delas é direcionar o ar úmido para o sótão. Isso, entretanto, pode causar mofo ao longo do tempo. Outra maneira é fazer com que o duto ultrapasse o telhado. A terceira forma é passá-lo pelas paredes para que descarregue o ar do lado de fora da casa através de um respiradouro.