Contente
A fermentação é a degradação metabólica dos produtos químicos biológicos. O processo é utilizado para fazer pão, licor, cerveja e vinho, assim como o etanol. A levedura, um tipo de fungo, provoca a fermentação de matérias-primas necessárias para a produção destas coisas. Quando se discute o assunto com estudantes do ensino fundamental, explicando o processo de fermentação do fungo utilizando a levedura, pode-se fazê-lo com experiências com a massa que cresce.
Exponha a fermentação de fungos a partir de experiências cotidianas do mundo dos estudantes ao fazer a experiência com a massa que cresce (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Considere o nível escolar
A idade e o nível de ensino das crianças às quais você fala devem ser considerados para explicar a fermentação dos fungos. Os pais podem ser muito sensíveis a qualquer discussão científica que faça referência a bebidas alcoólicas para alunos mais novos. Concentre-se nos efeitos da fermentação ao fazer o pão crescer ou gerar combustível para veículos.
Discuta os tipos de fungo
Explique aos alunos que os fungos são organismos que decompõem a matéria orgânica. Dê exemplos que os alunos possam ter visto em suas vidas diárias, como um cogumelo crescendo em excrementos de animais ou líquens em árvores. Mostre a eles diferentes tipos de fungos, tais como cogumelos, líquenes musgo, e levedura. Se você mostrar levedura seca, explique que a fermentação é o que acontece quando o fermento consome matéria orgânica e libera dióxido de carbono.
Os cogumelos crescem em várias formas e são exemplos comuns de fungos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Experiência com dióxido de carbono
O dióxido de carbono é lançado como parte do processo de fermentação. Reúna frascos, rolhas de borracha com furos no centro, canudos de plástico, açúcar, água, limão e pacotes de levedura. Se você puder, forneça o suficiente para todos os alunos que serão agrupados em pares e dê dois frascos para cada par. Instrua-os a derramar meio copo de água em ambos os frascos. Despeje uma colher de chá de açúcar em um dos frascos. Adicione um pacote de levedura ao frasco. Tampe o frasco com o açúcar e com a rolha de borracha. Insira uma extremidade do canudo no furo da rolha de borracha. Esprema a metade de um limão no outro frasco. Insira a extremidade livre do canudo no frasco com o limão. Assegure-se de que o canudo fique submerso na água com limão. Observe enquanto a água limão torna-se turva por causa do dióxido de carbono.
Massa de pão
Fale que o dióxido de carbono produzido pela digestão da levedura de açúcar na massa de água faz com que ela suba quando a levedura quebra os açúcares presentes no grão. Dê aos grupos de estudantes uma pequena bola de massa de pão sem fermento. Peça a eles para adicionarem uma pequena quantidade de levedura da embalagem na massa, e para amassarem o material durante alguns minutos. Verifique o quanto a massa cresceu antes de os alunos deixarem a escola. Depois, verifique o tamanho da massa de pão na manhã seguinte. Explique que a fermentação de grãos e açúcares contribui para as diferentes texturas de cada tipo de pão.
Quando a levedura é adicionada a pequenas bolas de massa, esta crescerá (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)