Contente
- Instruções
- Removento a prancha do teto
- Preparando a prancha do forro
- Reinstalando a prancha
- Dicas
- Aviso
- O que você precisa
O estofamento do teto é uma das características do interior do veículo que passa despercebida até que haja um problema. O tempo, calor, frio ou umidade excessivos podem fazer com que a espuma sob o tecido do teto do carro se parta, o que leva o tecido a ficar pendurado. Este tecido solto não é somente feio, ele pode cair baixo o bastante a ponto de obstruir a visão do motorista, criando um problema de segurança. Consertar isso é uma tarefa simples, mas pode ser um pouco complicado retirar a prancha do forro.
Instruções
Um tecido solto pode comprometer a visão do motorista (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)-
Remova todos os acabamentos e outros componentes que seguram a prancha do forro ao veículo. Este processo varia muito de um veículo para outro, então avalie o acabamento do seu carro para saber quais componentes retirar. Na maioria dos carros estas peças incluem o acabamento da coluna, alça de segurança, acabamentos das portas, moldura do para-brisas, moldura do vidro traseiro, quebra sol e luzes internas.
-
Recline os bancos dianteiros o máximo que puder e rebata os bancos traseiros se seu veículo dispor desta facilidade, se não dispor, retire os encostos dos bancos traseiros e qualquer armação por trás destes. Abra todas as portas e a tampa do porta-malas do carro. Isso te proporciona maior espaço de movimentação. Movimentar a prancha do forro dentro do carro pode ser bastante desconfortável.
-
Puxe a prancha do forro para baixo com a ajuda de um assistente e empurre-a através do carro, saindo pelo porta-malas ou um das portas -- escolha a saída mais livre. A prancha vai dobrar um pouco, mas não deixe dobrar a ponto de formar um vinco.
-
Coloque a prancha em uma superfície rígida e plana, com o lado do tecido virado para cima, em um local bem ventilado.
Removento a prancha do teto
-
Retire da prancha o tecido velho da forração.
-
Lixe levemente a prancha com a lixa 500 ou a escova de cerdas duras até que tenha removido toda a espuma da prancha. Não tem problema se a prancha ficar um pouco grudenta, basta retirar toda a espuma velha. Limpe a prancha com um pano limpo e que não solte fiapos.
-
Coloque a tecido novo, com a espuma encostando na prancha, e recorte-o no tamanho da peça, utilizando um estilete com lâmina nova. Faça furos no tecido em lugares onde há furos na prancha. Troque a lâmina do estilete se sentir qualquer repuxo já que os cortes e furos têm que ser o mais precisos possíveis. Retire o tecido de cima da prancha.
-
Espirre uma boa camada de adesivo para estofamento na prancha e coloque imediatamente a parte da espuma do tecido sobre ela, tomando o cuidado de posicioná-lo corretamente.
-
Pressione toda a extensão do tecido com a ajuda de um livro médio / grande ou outro objeto plano e pesado.
-
Deixe o adesivo secar conforme as instruções da lata.
-
Tente levantar suavemente o tecido em volta da prancha para se certificar que a cola aderiu bem. Se qualquer borda se soltar, simplesmente aplique mais cola, pressione e deixe secar.
Preparando a prancha do forro
-
Coloque a prancha de volta dentro do carro, com a ajuda do seu assistente, por uma das portas ou pelo porta malas.
-
Erga a prancha no lugar, passando quaisquer fios por seus respectivos buracos na prancha.
-
Reinstale os acabamentos que foram removidos, alças e luzes internas para segurarem a prancha no lugar. Não há clipes ou fechos que seguram a prancha, apenas os acabamentos.
-
Reinstale os encostos do assentos e painéis traseiros, se necessário.
Reinstalando a prancha
Dicas
- Desenvolva esta tarefa apenas sob temperaturas mais amenas, preferencialmente acima de 7°C.
Aviso
- Nunca tente colocar um tecido de forração novo na prancha sem removê-la. Isso pode levar à inalação de odores tóxicos do adesivo que causam danos à saúde. Além da possibilidade de causar danos ao interior do veículo.
O que você precisa
- Chaves de fenda e phillips
- Assistente (opcional, porém recomendado)
- Lixa 500 ou escova de cerdas duras
- Pano limpo e que não solte fiapos
- Tecido novo com verso de espuma (na quantidade necessária)
- Estilete
- Adesivo spray para estofamento
- Livro médio / grande ou outro objeto plano e pesado