Contente
Triple Sec, um licor francês inventado no século 19, tornou-se um termo genérico para designar qualquer licor com sabor de laranja. Conforme essa descrição, ambas as marcas de licor de laranja Grand Marnier e Cointreau são tipos de triple sec, embora o sabor e a composição os distinguam do triple sec tradicional. As três bebidas tiveram origem na França do século 19.
Grand Marnier, licor a base de conhaque, é o toque final das Margaritas Cadillac (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Triple Sec
No século 19, o francês Jean-Baptiste Combier inventou o Triple Sec ao macerar cascas desidratadas de laranjas haitianas em álcool neutro e, então, destilar o líquido em alambiques de cobre. O Triple Sec, "triplamente destilado" em português, geralmente contém cerca de 23% de álcool e um sabor de laranja ligeiramente adocicado. O licor possui inúmeras colorações, de transparente a dourado. Os Triple Sec de alta qualidade utilizam conhaque ou brandy envelhecido como base, enquanto os de baixa qualidade são produzidos a partir de bebidas de baixa graduação, como o álcool de cereais.
Grand Marnier
Grand Marnier, um licor a base de conhaque com notas de laranja amarga (Citrus bigaradia), foi introduzido em 1827. Até hoje, a receita permanece seguramente guardada nas mãos da família Marnier Lapostolle. O licor envelhece em barris de carvalho por até uma década antes de ser engarrafado. O teor alcoólico de 40% é considerado alto para um licor. Os fãs geralmente apreciam a bebida aquecida em um copo de conhaque (brandy snifter).
Cointreau
Cointreau, uma marca de licor de laranja produzido no subúrbio francês de Angers, teve seu primeiro exemplar fabricado em 1875. Aperitivo e ingrediente popular em coquetéis, o Cointreau também é muito consumido como digestivo após as refeições. O sabor combina cascas de laranja doce e amarga maceradas em álcool puro extraído da beterraba sacarina. Como o Grand Marnier, o Cointreau também contém 40% de álcool.
Diferenças
O Triple Sec é geralmente combinado a outros licores em coquetéis. Cointreau e Grand Marnier são, tecnicamente, tipos de triple sec, mas ambos possuem teor alcoólico superior ao Triple Sec tradicional. Tanto o Cointreau como o Grand Marnier possuem sabor menos adocicado que a maioria dos triple sec e, embora eles substituam o triple sec em coquetéis de primeira linha, também são consumidos puros.