Contente
- História da Estrela de Davi
- Significado na cultura judaica
- História do peentagrama
- Significados do pentagrama
Visualmente, a Estrela de Davi apresenta seis pontas, enquanto o pentagrama possui somente cinco. As diferenças entre os dois símbolos, no entanto, vão muito além de suas aparências, tendo raízes em rituais antigos, história e crenças religiosas.
A Estrela de Davi aparece na bandeira israelense (dnaveh/iStock/Getty Images)
História da Estrela de Davi
A Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas, composta por dois triângulos sobrepostos. Ela também é chamada de Magen Davi, "Escudo de Davi" em hebreu. Suas pontas representam as seis direções do universo — para cima, para baixo, norte, sul, leste e oeste —, de acordo com o site Aish. Os 12 lados da estrela representam as 12 tribos de Israel. A estrela é uma associação relativamente nova com a fé judaica, de acordo com o site Viirtual Jewish Library.
Significado na cultura judaica
Um símbolo prominente para judeus modernos, a Estrela de Davi aparece em muitos objetos israelitas, incluindo a bandeira e ambulâncias do país. Como o símbolo faz referência ao escudo de Davi, o povo judeu o considera uma representação da confiança em seu Deus Todo-Poderoso. Muitos judeus percebem-na como um símbolo de sua fé, similar à cruz para os cristãos, e ela está entre os mais amplamente reconhecidos símbolos da religião judaica. Ela também pode ser um lembrete simbólico do holocausto, servindo para que os judeus lembrem que, com sua fé em Deus, podem superar dificuldades impostas sobre eles, afirma o site Aish.
História do peentagrama
Um pentagrama é uma estrela de cinco pontas simétrica. Ela geralmente aparece verticalmente, com uma ponta voltada para cima. Esses símbolo tem sido usado por muitas religiões e culturas no curso da história, incluindo o paganismo, cristianismo e wicca, de acordo com o site Religious Tolerance. Por exemplo, um pentagrama tem sido usado para representar a Estrela de Belém brilhando sobre o estábulo onde nasceu Jesus, e também é o formato das estrelas na bandeira dos EUA. Os hebreus antigos o utilizavam para representar os cinco livros do Torá.
Significados do pentagrama
Ao contrário da Estrela de David, a interpretação moderna do pentagrama é mais comumente associada às más intenções ou com adoradores de satã do que com crenças religiosas sagradas. No entanto, essa interpretação moderna não está totalmente correta. Embora os satanistas usem um pentagrama invertido, de cabeça para baixo, como um de seus símbolos, um pentagrama corretamente posicionado é mais comumente usado por wiccas como símbolo de proteção. As pontas do pentagrama simbolizam a terra, o fogo, a água, o ar e o espírito, e quando usado como símbolo protetor, não está relacionado a Satã.