Contente
- Estrutura corporal
- Órgãos
- Vertebrados com sistema nervoso
- Sistema circulatório, digestivo e respiratório
Há muitas diferentes espécies de sapos em todo o mundo, alguns letais e venenosos e outros inofensivos para os humanos. Os sapos são classificados como anfíbios, enquanto os seres humanos são classificados como mamíferos. No entanto, os sapos e os seres humanos têm muito em comum em termos de anatomia e funções corporais.
Sapos são muitas vezes dissecados nas aulas de ciências do ensino médio (Comstock/Comstock/Getty Images)
Estrutura corporal
A estrutura corporal de sapos e seres humanos é comparável. Ambos os sapos e os seres humanos têm pele, ossos, músculos e órgãos. Além disso, tanto o corpo do sapo quanto o corpo humano pode ser dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros. A cabeça em ambos contém o cérebro, boca, olhos, orelhas e nariz, sendo suportada pelo pescoço. Os sapos também têm dentes e uma língua, como os seres humanos, embora os dentes sejam fracos e inúteis. O tronco do sapo e do humano contém a maioria dos órgãos, exceto o cérebro.
Órgãos
Os sapos e os seres humanos compartilham os mesmos órgãos básicos. Ambos possuem pulmões, rins, estômago, um coração, um cérebro, um fígado, um baço, um intestino delgado e um intestino grosso, um pâncreas, a vesícula biliar, a bexiga, a uréter e a cloaca. Machos e fêmeas de cada espécie têm testículos e ovários, respectivamente. No conjunto, a estrutura dos órgãos é semelhante, mas os sapos possuem a anatomia consideravelmente menos complexa. Eles não têm costelas ou um diafragma.
Vertebrados com sistema nervoso
Os sapos e os seres humanos possuem sistemas parecidos, incluindo o sistema nervoso, circulatório, digestivo e respiratório. Ambos são classificados como vertebrados, com uma coluna vertebral e nervos que se espalham por todo o corpo. Ambos os sapos e os seres humanos têm sentidos da audição, que é administrado pelo sistema nervoso muito desenvolvido. No entanto, os sapos só podem detectar sons agudos com os seus ouvidos; sons graves são detectados através da pele. Os sapos e os seres humanos também possuem sentidos da visão e do olfato.
Sistema circulatório, digestivo e respiratório
Ambas as espécies também têm um sistema circulatório, funcionando com o coração bombeando o sangue por todo o corpo. No entanto, os corações dos sapos possuem apenas três câmaras, com os dois átrios e um ventrículo. Já os humanos possuem dois átrios e dois ventrículos. Além disso, os sapos e os seres humanos possuem sistemas digestivo e respiratório parecidos. Apesar de sapos inalarem e exalarem apenas através da boca (enquanto seres humanos inspiram e expiram pela boca e nariz), os órgãos internos envolvidos no processo respiratório são os mesmos.