Contente
Determinar a hora da morte de uma vítima de afogamento pode ser um processo difícil. A submersão na água, mesmo por um período curto de tempo, decompõe o corpo rapidamente e faz tecidos romperem-se, o que torna mais difícil determinar a hora da morte. A autópsia em uma vítima de afogamento deve verificar alguns elementos específicos para determinar o momento do falecimento.
Instruções
A submersão na água afeta o processo de decomposição do corpo (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Verifique se há lividez ou acúmulo de sangue na cabeça ou no pescoço. Vítimas de afogamento geralmente ficam com a cabeça para baixo quando estão na água. O nível de lividez pode ajudar a determinar quanto tempo o corpo ficou submerso.
-
Observe o aspecto dos olhos da vítima. Os olhos de um afogado podem ter brilho, quase com vida. Esse fato ajuda a determinar se a vítima morreu na água e não antes, em terra, e com isso precisar o tempo da morte.
-
Observe a condição da pele da vítima. Um corpo imerso por uma ou duas horas tem uma aparência enrugada. Por mais de duas horas, a pele começa a se separar nas mãos e nos pés, como se fosse luvas ou meias.
-
Determine o estado do rigor mortis. Esse processo começa depois de duas horas, estabelece-se entre seis e 12 horas, e começa a diminuir entre 24 e 36 horas. O estado de rigor mortis ajuda a determinar há quanto tempo a pessoa morreu.
-
Leve em conta o estado de decomposição. Observe que esse processo é mais lento em corpos imersos na água. Além disso, analise a posição do corpo; a maioria das vítimas de afogamento é encontrada em posição semi-fetal. Isso pode mostrar se a pessoa realmente morreu na água e ajudar a estabelecer por quanto tempo ela ficou submersa.