Contente
A sulfadiazina (nome genérico: sulfadiazina de prata) é um antibiótico tópico que pertence ao grupo das sulfonamidas e que é geralmente usado como auxiliar no tratamento de queimaduras de segundo e terceiro graus. As pessoas com ferimentos infectados também podem ser tratadas com esse medicamento para prevenir qualquer tipo de agravamento das infecções da pele causadas por fungos ou bactérias.
A sulfadiazina de prata é um medicamento essencial para o tratamento de queimados (Silvadene Cream (clinicalpharmacology.com))
Funções
A sulfadiazina age na parede e na membrana celular, eliminando qualquer bactéria existente e, além disso, ajuda a diminuir a infecção e a disseminação dos fungos e bactérias, evitando que se alastrem para outras áreas da pele ou se infiltrem no sangue. De acordo com a página drugs.com, estudos clínicos e alguns dados mostram a eficácia da sulfadiazina no combate a bactérias que são resistentes ou que não respondem a outros antibióticos.
Características
A sulfadiazina deve ser aplicada diretamente na ferida em uma camada fina de apenas alguns milímetros de espessura. É recomendável que o creme seja espalhado com um abaixador de língua e que a área ferida seja coberta com gaze para protegê-la. Antes de aplicar o medicamento, a pele deve ser cuidadosamente limpa e seca e a aplicação deve ser realizada duas vezes ao dia, regularmente, para maximizar a sua eficiência. Os pacientes devem usar o produto até que a queimadura ou ferida cicatrize completamente ou até que estejam prontos para passar pelos procedimentos de enxerto de pele.
Identificação
Cada grama do creme de sulfadiazina a 1% possui 10 mg de sulfadiazina em forma de pó e o veículo da formulação também contém: vaselina branca, álcool estearílico, miristato de isopropila, monoleato de sorbitano, estearato de polioxila 40, propileno glicol, água e 0,3 % de metilparabeno, usado como conservante. A dosagem indicada para cada indivíduo depende da gravidade do caso e da resposta ao tratamento. O medicamento está disponível em frascos de 50, 400 e 1.000 g, bem como em tubos de 20 e 85 g.
Efeitos colaterais e reações adversas
Apesar de pouco frequentes, alguns efeitos colaterais têm sido atribuídos ao uso de sulfadiazina, como necrose e descoloração da pele, eritema multiforme, sensação de queimação, erupções e nefrite intersticial. O medicamento também pode interagir com outros medicamentos utilizados no tratamento de queimaduras e problemas de pele, por exemplo, medicamentos tópicos que contêm ingredientes como a colagenase, papaína e subtilisina . Pessoas alérgicas à sulfa são aconselhadas a não usar a sulfadiazina de prata.
Precauções
Uma vez que a terapia com sulfonamidas pode aumentar a possibilidade de kernicterus, não é recomendável o uso do produto por mulheres grávidas, bebês prematuros e recém-nascidos. Além disso, as pessoas com doenças preexistentes, incluindo problemas de sangue, deficiência da enzima G6PD, porfiria cutânea e doença renal ou hepática, devem agir com extrema cautela se estiverem usando esse medicamento, já que ele pode agravar esses quadros.