Contente
A renda dá um toque lindo e romântico para qualquer tipo de roupa, especialmente roupas de casamentos e batizados, blusas e lingerie. Ela é também um belo enfeite para toalhas de mesa, roupas de cama e toalhas de mão. A delicadeza da renda requer métodos de costura especiais. As técnicas tradicionais evoluíram ao longo de vários séculos e foram adaptadas para a máquina de costura. Este artigo descreve algumas das técnicas tradicionais para costurar rendas com uma máquina ou à mão.
Instruções
Barra de renda-
Fixe a renda plana. Geralmente esse tipo de renda tem uma borda reta e outra trabalhada. Ela pode ser costurada às bordas das mangas e bainhas. Uma maneira de aplicá-la é aparar a costura da borda a 1,25 cm. e em seguida virar uma bainha estreita. Para costura à mão, use um ponto chicote para fixar a barra virada e costure a renda. Ao costurar com uma máquina, primeiro apare a costura a 3 mm. e use um ponto em zigue-zague estreito para prender a renda à borda. Esse ponto deve prender a renda e proporcionar uma cobertura estreita na borda.
-
Utilize a renda plana. Existem alguns tipos que têm duas extremidades retas. Essa renda pode ser costurada em linhas para criar camadas de renda. Para fazer isso, coloque duas fileiras de laço, um ao lado do outro, usando pontos manuais ou a máquina com o ponto em zigue-zague. Tome cuidado para não sobrepor as extremidades das linhas de costura quando estiverem juntas.
-
Costure rendas conjuntas. A renda plana pode ser comprada de conjuntos ou você pode juntá-la sozinho. Comece com um pedaço de renda duas ou três vezes o comprimento desejado. Prenda a renda com a mão ou a máquina, dando pontos de alinhavo e puxando-os para cima. As rendas conjuntas podem ser costuradas utilizando as mesmas técnicas descritas para a renda plana. Para serem inseridas na costura na borda de uma gola ou manga, costure-as para o lado direito ao longo da linha de costura, com o laço de frente para a roupa. Quando a gola ou manga é costurada para fora, o laço será colocado entre as duas peças. Vire as rendas para o lado direito e faça com que se estendam desde a costura.
-
Crie uma inserção de rendas. Uma inserção de rendas é uma peça de renda plana, geralmente com duas bordas retas, que é fixada ao tecido; depois, o tecido é cortado por baixo da renda. Essa é uma forma atraente para destacar a textura de renda. A melhor forma de anexar renda em uma inserção é com uma máquina de costura. Primeiro, aplique o laço com um ponto reto bem perto da borda, em linha reta. Em seguida, vá sobre os pontos em linha reta com um ponto estreito de zigue-zague na máquina. Depois, corte, cuidadosamente, o tecido sob o laço.
-
Junte a renda final. A maneira mais simples de se juntar renda plana é com uma pequena costura francesa. Comece a costura dos lados avessos, juntamente com uma costura pequena de cerca de 3 mm. Pregue ao longo da costura, traga os lados direitos e costure novamente os 3 mm. Para fitas de renda largas, a maneira tradicional de se juntar as pontas é um padrão. Sobreponha as extremidades e corte em torno das arestas do padrão sobre a camada superior. Se costurar à mão com o ponto chicote, então apare o tecido ao longo da menor ponta. Para a máquina de costura, use um ponto em zigue-zague estreito no lugar da costura chicote.
As etapas
Dicas
- Aplique uma leve camada de goma em spray nas rendas e tecidos antes de costurar para proporcionar mais controle.
- Utilize retalhos de tecidos e rendas para ajustar a largura do ponto e a tensão.
O que você precisa
- Fita de renda
- Mão bem afiada ou agulhas de máquinas de costura
- Linha que combine com a renda
- Goma para pulverizar (opcional)