Contente
O impacto do luto raramente é limitado a um único indivíduo. Pelo contrário, é mais como uma onda que se espalha para afetar uma família e até mesmo a comunidade. Se você for o parceiro, cônjuge, colega de trabalho ou amigo de um homem cuja mãe acaba de morrer, e você não sabe o que dizer, você pode tentar citar emoções, oferecer apoio, perguntar o sentido ou simplesmente dizer: "Eu sinto muito.".
Um simples gesto pode comunicar apoio a um amigo em sofrimento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Citar emoções
Você pode começar a conversa dizendo algo no sentido de: "Como você está suportando tudo isso?". Em seguida, você pode seguir dizendo: "Você deve estar sentindo muito a falta dela agora." ou "Você a amava tanto - Eu me pergunto se é solitário ficar sem ela". Continue a conversa mostrando sensibilidade ao estado emocional que for revelado.
Oferecer apoio
Se o enlutado for o seu marido ou parceiro, deixe que ele saiba que você estará lá para ele sempre que ele precisar. Se você for uma colega de trabalho, concentre o seu apoio no que você pode fazer por ele no trabalho (como a licença familiar, lidar com os serviços ou cumprir os turnos). No caso de um amigo, tente dizer: "Eu realmente quero ajudar. O que eu poderia fazer por você agora?".
Encontrar um sentido
Uma das maneiras que os indivíduos respondem ao luto e à perda é tentar encontrar algum sentido no que aconteceu. Você pode tentar perguntar: "O que está mantendo você seguindo em frente agora?" ou pode dizer: "Como você tira o sentido de tudo isso?" ou pode convidar o enlutado para falar sobre como a perda está afetando-o, dizendo algo como: "Você deve sentir seu mundo de cabeça para baixo agora. Há algum lugar que você pode procurar por paz?"
Dizer "Eu sinto muito"
A maneira mais simples de reagir a uma perda é reconhecer suas emoções e lamentar que essa perda dolorosa aconteceu com alguém que você gosta. No processo, você pode dizer algo como: "Eu sei que nada que eu possa dizer aliviará essa dor, mas eu estou aqui para você." ou se você conheceu a falecida: "Você não está sozinho nisso. Sinto falta dela também".