Contente
O suor excessivo em diabéticos é um sinal de problema, sendo um sintoma comum de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), que, se não tratada, pode facilmente levar à inconsciência e em alguns casos coma diabético. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, a hipoglicemia ocorre de vez em quando em pessoas com diabetes. Por isso, independentemente de quão bem a diabetes esteja controlada, os períodos de transpiração excessiva são uma coisa natural.
Lesão do nervo
A segunda razão para a transpiração excessiva é menos comum e mais perigosa. A diabetes com o tempo pode causar danos ao sistema nervoso autônomo. Essa é a parte do sistema nervoso responsável pelas funções involuntárias, como a frequência cardíaca, pressão arterial, transpiração e digestão. Segundo o site Mayo Clinic, a diabetes é uma das causas para a neuropatia autonômica, nome próprio da doenças do sistema nervoso autônomo. No entanto, ela não é o único tipo de dano do nervo que pode ser causada por diabetes, há também a neuropatia periférica, responsável pelo formigamento, dormência e dor nas extremidades, e a neuropatia focal, uma fraqueza localizada ou dor causada por danos a um único ou pequeno conjunto de nervos.
Tratamento
Ambas condições podem ser controladas ao ter cuidado com a diabetes. A hipoglicemia deve ser tratada assim que descoberta. Na verdade, segundo a Associação Americana de Diabetes, em caso de dúvida, trate-se, pois é melhor fazer algo imediatamente ao invés de esperar para ver o que acontece, permitindo que a situação fique fora de controle. No caso da neuropatia autonômica, a Associação afirma que manter os níveis de glicose no sangue sob controle ajuda a prevenir ou retardar danos nos nervos. Tanto a hipoglicemia quanto a neuropatia autonômica são perigosas, mas, com o cuidado adequado da diabetes, é possível evitar que uma ou outra condição se torne um problema.