Contente
O couro é um produto desejdo entre alguns entusiastas da moda. Independentemente do produto, o couro proporciona um certo apelo estético que os materiais convencionais não proporcionam. Considerando o preço alto do couro, é perfeitamente normal se preocupar com possíveis danos, e você pode se perguntar se as temperaturas frias podem rachar o couro. A resposta simples para esta pergunta é "não". No entanto, se você não estiver totalmente convencido, analisar a dinâmica do couro pode tranquilizá-lo.
Sempre pergunte ao seu revendedor se o produto em questão é o couro verdadeiro (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Entendendo o couro
Para entender a interação do couro com a temperatura, o termo "couro" precisa de esclarecimento. O couro verdadeiro é feito de pele animal, como a pele bovina. As empresas comercializam este produto como "couro genuíno." Legalmente, os varejistas e fornecedores devem especificar se o item é de couro genuíno ou falso. Entretanto, não importa se o couro é verdadeiro ou falso, pois os efeitos do frio são mínimos.
Couro e frio
Como o couro genuíno é uma pele, ele funciona essencialmente da mesma maneira que qualquer outra pele. Quando usado como uma peça de vestuário ou como mobiliário, o couro se ajusta a temperatura do corpo, anulando os efeitos do frio. Ao contrário do couro falso ou tecidos fabricados quimicamente, o ar consegue circular através do couro. Essa característica é o que permite ao couro genuíno se adaptar tão bem às mudanças de temperatura.
Acessórios de couro
Considerando-se o papel que o corpo desempenha na redução da exposição ao frio, você pode assumir que os acessórios, como bolsas, não podem se beneficiar deste efeito. No entanto, esse não é bem o caso. Apesar do fato de que alguns itens de couro não se beneficiam com as vantagens protetoras do calor, eles ainda são versáteis quando se trata de temperatura. Se você possui um acessório de couro genuíno, você vai perceber, ao tocar nele, que ele não fica frio, mesmo no inverno. Se o couro genuíno não é suscetível ao frio, então ele não vai rachar. O couro sintético, por outro lado, é afetado pelo frio em algum grau. Se você tocar em uma bolsa de couro sintético depois de ter sido exposta ao frio, você vai notar uma diferença de temperatura.
Couro falso e frio
O termo couro falso pode ser enganoso. A maioria dos couros nesta categoria contêm algum nível de pele de animal de verdade; a única exceção é o vinil. Couro dividido genuíno e couro ligado genuíno - não confundir com couro genuíno - são exemplos deste couro híbrido. Apesar de sua construção mais barata, esses couros ainda não vão rachar no frio. O vinil, por outro lado, é puramente químico. Ele não consegue respirar como o couro regular e é suscetível à rachaduras quanto exposto ao frio.