Contente
A parafina é a cera mais comumente usada para fazer velas. Ela é estável à temperatura ambiente, barata e fácil de trabalhar. Muitas pessoas, porém, preferem usar ceras naturais para fazer suas velas, como a de abelha, que é a mais popular delas, mas também pode-se usar a de soja. A cera natural é tão fácil para trabalhar quanto a parafina, e o processo é exatamente o mesmo.
Instruções
Use cera de abelha para fazer suas velas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Faça os seus moldes. Qualquer coisa cilíndrica e com uma boca grande funcionará como um molde. Pode-se usar um copo ou uma lata com a parte superior cortada. Esfregue um pouco de óleo vegetal dentro do objeto para evitar que a vela grude nele.
-
Organize duas panelas em um banho-maria. Despeje vários pedaços de cera na panela menor. Encha a grande com água, de modo que cerca de 1/2 a 2/3 da panela menor sejam cobertos. Ferva a água para derreter a cera.
-
Despeje óleo essencial se quiser fazer velas perfumadas. Deixe o óleo difundir na cera.
-
Faça os seus pavios. Corte vários pedaços de pavio de algodão, cada um mais longo que a vela. Estique-os e reserve-os para esfriar.
-
Despeje a cera em um molde. É possível utilizar uma caneca, um tubo de papel com o fundo colado ou qualquer outra coisa com forma regular para um molde. A menos que esteja usando um molde de papel, esfregue um pouco de óleo vegetal na parede interna antes de despejar a cera.
-
Mergulhe um pavio em linha reta no meio da vela e enrole o final em torno de um lápis ou um graveto pequeno para mantê-lo em linha reta. Deixe a cera no molde até esfriar.
-
Corte o pavio do lápis e tire a vela do molde. Se ele for de papel, simplesmente retire-o da vela. Caso contrário, agite-a suavemente e despeje-a em sua mão.
Dicas
- A cera não sai facilmente. Use uma panela velha, já que a cera ficará grudada nela.
O que você precisa
- Cera
- Óleo essencial
- Pavio de algodão
- Panelas com água
- Moldes
- Gravetos
- Lápis
- Óleo vegetal
- Tesoura