Contente
Assim como acontece com todos os mamíferos, os coelhos têm inúmeras diferenças físicas e comportamentais entre os sexos. No entanto, não são tão fáceis de diferenciar como cães e gatos, especialmente quando jovens. Funcionários de veterinárias e pet shops muitas vezes não conseguem identificar se o coelho é macho ou fêmea. Os coelhos de estimação devem sempre ser castrados por razões sanitárias e comportamentais. No entanto, como os coelhos podem dar cria relativamente cedo, é sensato verificar qual o sexo dos seus coelhos.
Instruções
A bolsa debaixo do queixo mostra que a coelha é fêmea (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Pegue um coelho e coloque-o de barriga para cima no seu colo. Deixá-los assim os induzirá em um estado quase de transe, o que evitará que seu coelho fique se contorcendo.
-
Pressione gentilmente ambos os lados da abertura perto da cauda com dois dedos. Se você não está acostumado a manusear coelhos, peça para alguém segurar o animal enquanto você pressiona um pouco.
-
Olhe para o formato da abertura mais longe da causa. Nas coelhas, é reto, nos coelhos é circular. Os coelhos com mais de dez semanas de vida também possuem testículos que você poderá sentir nos dois lados da abertura. Lembre-se que os coelhos retraem seus pênis e seus testículos. Não ver ou sentir sua genitália não significa que seja uma fêmea.
-
Leve coelhos novos ao veterinário o mais rápido possível para uma verificação inicial, confirmação do sexo e agendamento de visitas para castração e vacinas.
Dicas
- Coelhos mais velhos mostram diferenças mais óbvias. É possível ver os mamilos das fêmeas, que também possuem uma bolsa debaixo da mandíbula que se parece um pouco com um queixo duplo. Coelhos que não foram castrados podem exibir comportamento típico, como montar um no outro ou em objetos como sofás ou brinquedos macios. No entanto, é aconselhável capar seus coelhos com alguns meses de idade. É possível que doenças sérias se desenvolvam, especialmente nas fêmeas, além de que coelhos não castrados podem ser agressivos.