Contente
Os gregos antigos extraíam óleo do orégano que crescia na região montanhosa no leste do mediterrâneo. Eles utilizavam esse óleo por causa de suas propriedades antibióticas para curar infecções e doenças. Hoje em dia, o óleo de orégano é aplicado de forma tópica e também ingerido em cápsulas para combater bactérias e fungos. O óleo é capaz de manter o couro cabeludo saudável, curar a caspa e promover o crescimento saudável dos cabelos.
Os gregos já utilizavam o óleo de orégano na Grécia Antiga (my long hair image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)
Escolha um produto derivado do óleo de orégano
Escolha um óleo de orégano que contenha entre 70 e 85 porcento de carvacrol, o ingrediente antibiótico principal; o óleo essencial pode ser usado tanto para ingestão como para aplicação tópica. Usado no couro cabeludo, trata as doenças bacterianas e fúngicas que impedem o crescimento dos fios, como caspa, micose e dermatites. Ele também pode ser usado na cozinha, como benefício de comprá-lo em sua forma pura. Algumas empresas produzem cápsulas de óleo de orégano puro, já outras comercializam fórmulas contendo o óleo e outros ingredientes naturais para o tratamento de vários problemas, incluindo a queda de cabelo.
O óleo de orégano ajuda a tratar doenças do couro cabeludo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Ingerindo o óleo de orégano
Ingira o óleo de orégano para obter seus benefícios e curar doenças do couro cabeludo que afetam o crescimento dos fios. Pingue gotas diretamente na língua, de acordo com as instruções do frasco, bebendo água em seguida para facilitar a ingestão. A dosagem pode variar. A alta potência do óleo pode queimar a língua e trazer uma sensação estranha à boca; contudo, ele é seguro. Entretanto, se preferir, dilua uma ou duas gotas do óleo em uma xícara de água para um paladar menos agressivo ou, usando um conta-gotas, coloque um pouco de óleo em cápsulas vazias antes de ingeri-lo, evitando a sensação de ardência. Uma outra opção é misturá-lo a outro óleo, como o de oliva, o vegetal ou até mesmo vitamina E para deixá-lo mais tolerável. Faça isso na proporção de 1:50 gotas, sendo 1 o óleo de orégano.
O óleo também é comercializado em cápsulas (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Aplicação tópica
Faça um teste para saber se você tem alergia ou sensibilidade ao óleo de orégano, aplicando-o em uma área pequena da pele antes de usá-lo no couro cabeludo. Massageie o óleo diretamente no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Se ele for muito forte, misture-o a um outro óleo que também seja bom para a área, como o óleo de oliva e o vegetal, usando as mesmas proporções, para uma aplicação mais suave. Algumas gotas do óleo também podem ser adicionadas ao xampu para tratar a caspa e outras doenças do couro cabeludo em todas as lavagens dos fios. Lave e enxague naturalmente.
O óleo de orégano pode ser usado diretamente na pele (Visage/Stockbyte/Getty Images)