Contente
O bambu é um dos materiais de artesanato mais antigos. Quando curtido propriamente, o bambu é forte o suficiente para construir coisas que duram muitos anos. Muitos artistas e artesãos fazem peças lindas e funcionais a partir dele. Alguns desses artesãos plantam, colhem e curam seus próprios bambus. O elemento mais importante para curti-lo é o tempo. Quando curtido de forma acelerada através de métodos artificiais, fica mais quebradiço que o natural.
Instruções
O bambu deve ser curtido com o tempo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Colha o bambu durante o inverno ou temporada de seca de sua área. O bambu colhido nesse período corre menos risco de mofar durante o processo.
-
Para curtir o bambu: coloque os feixes de pé em sua garagem ou outro espaço que disponível para isso apoiando-os contra a parede ou outro suporte, de modo que ele fique na vertical. Se o local tiver um piso sujo ou de terra, você deve deixar a base do bambu sobre blocos de concreto, pedras, ripas de madeira ou alguma superfície que proteja as pontas. O bambu curtido desse jeito ficará pronto para o uso dentro de 6 a 12 meses, dependendo da umidade do local.
-
Outro jeito de curtir o bambu é atar os feixes com um fio bem forte e amarrar em uma árvore em posição vertical. Eles devem secar dentro de 6 a 12 meses, dependendo da umidade do local.
-
Para umedecer o bambu curtido: encha um recipiente grande com água salgada. Use uma solução com meia xícara de sal a cada 3,5 litros de água. Coloque o material no recipiente de modo que fique completamente submerso na água. Deixe-o na solução por 90 dias. Depois de remover o bambu da solução de água, seque-o ao sol. Coloque-o na vertical, apoiado em uma parede, cerca, ou outra estrutura que permita ficar ao sol por quatro a seis horas por dia até que fique completamente seco. Não coloque a base do bambu diretamente no solo. Repouse as arestas em blocos de concreto, pedras ou ripas de madeira. O processo pode levar de duas semanas a vários meses, dependendo do local.
-
O processo de cura está completo quando o bambu mudar de amarelado para um tom bronzeado.
Dicas
- O método de cura úmida impedirá os insetos de infestarem seu bambu após terminado.
- Alguns pedaços de bambu podem se partir durante o processo. Isso é normal e esses pedaços devem ser descartados.
- Se desejar, você pode cortar as arestas de bambu em pedaços menores antes de iniciar a cura, o que deve agilizar o processo de secagem.
Aviso
- Para ajudar a evitar que o bambu mofe, deixe-o em um local com bastante circulação de ar.
O que você precisa
- Feixes de bambu
- Espaço para armazenar
- Fio forte
- Caixa grande o bastante para armazenar o bambu
- Água salgada
- Blocos de concreto (opcional)
- Ripas de madeira (opcional)