Contente
O ultrassom é utilizado para examinar as diferentes partes do corpo. É livre de dor, embora o paciente possa sentir uma certa pressão, se o ecografista se utilizar de mais pressão com o transdutor, a câmara que transmite e recebe as ondas de som. Ele é muitas vezes feito para avaliar os rins e é chamado de ultrassom renal.
O ultrassom é utilizado para examinar diferentes partes do corpo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Antes do exame
Geralmente não há preparação que deve ser feita pelo paciente antes do exame. Se a bexiga é examinada, o paciente terá de beber um litro de água, uma hora antes do exame para assegurar que a bexiga está cheia. Embora o jejum não seja necessário, pode ser útil para reduzir a quantidade de gases intestinais, que poderiam causar dificuldades na visualização dos rins.
Preparação
O paciente pode ser convidado a se despir da cintura para cima e colocar um roupão hospitalar. Alguns departamentos de ultrassom permitirão que o paciente mantenha suas vestimentas. O paciente será solicitado a repousar sobre suas costas, mas pode ter que rolar para ambos os lados para uma melhor visualização dos rins. Toalhas serão colocadas na roupa ou roupão hospitalar para protegê-los do gel de ultrassom.
Gel de ultrassom
O gel utilizado no ultrassom é incolor, verde claro ou azul. Muitos departamentos aquecem-no antes do exame. Ele é colocado sobre a pele, por várias razões. O gel permite que o ultrassonografista, a pessoa que realiza o procedimento, tenha mais mobilidade com a câmera sobre a pele enquanto adquire as imagens necessárias. O gel também permite que as ondas de ultrassom sejam transmitidas para o corpo e retornem a partir dele para o transdutor.
Protocolo
Uma série de imagens é feita de cada rim. As imagens são tomadas no plano longitudinal, o que mostra uma emenda do rim de frente para trás e do início ao fim. Pelo menos três imagens são tiradas em relação ao plano longitudinal a partir do exterior para o interior, ou na direção da coluna: lateral, média, e medial. As imagens transversais são emendas bidimensionais de frente para trás e para os lados. Uma série de imagens transversais são tomadas de cima para baixo: superior, média e inferior. As imagens de mapeamento doppler são tomadas para demonstrar o fluxo de sangue dentro do rim.
Patologia
O ultrassom renal pode detectar vários problemas com os rins. As pedras nos rins podem ou não ser vistas, o que muitas vezes depende de seu tamanho. Pequenas pedras podem aparentar serem depósitos de gordura, o que seria normal. Os cistos são vistos no ultrassom, especialmente na população idosa. A hidronefrose pode ser vista como uma coleção de fluidos na pelve renal. Os rins podem mostrar sinais de infecção no ultrassom. Os uréteres não podem ser examinados através do procedimento.