Contente
- Instruções
- Planejando o vestido
- Tricotando o corpinho
- Tricotando as aberturas do pescoço e dos braços; tricotando as mangas
- Tricotando a saia
- Dicas
- Aviso
- O que você precisa
Tricotar um vestido para uma menina não é diferente de tricotar uma camisola longa. A questão principal é proporcionar alargamento suficiente na parte inferior, para o espaço das pernas. Esse problema é resolvido com moldagem, tricô ou corpete, costurando pontos na parte inferior, para tricotar a peça da saia ao vestido.
Instruções
Use lã macia ou algodão para fazer um vestido para uma menina (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Primeiro faça a medida do modelo com uma agulha de tamanho respectivo. Para essa amostra, molde 10 cm de pontos e tricote em redondo com as agulhas de pontas duplas no padrão escolhido (se tricotar em tecido plano, o medidor não será o mesmo que o medidor circular). Tricote o modelo até que tenha 10 cm de comprimento, arremate e passe levemente o ferro a vapor.
-
Meça a circunferência da amostra. Divida o número de pontos pelo tamanho em centímetros, para obter o indicador. For exemplo, se costurou 16 pontos e a amostra mede 10 cm, o indicador é 1,6 pontos por centímetro.
-
Meça a camiseta ou o suéter que sirva na criança e anote a circunferência da roupa. Multiplique essa medida para encontrar o número principal, ou K, para esse vestido. Por exemplo, se a camiseta medir 63,5 cm de circunferência e seu indicador for 4 pontos por centímetro, o número principal será de 254.
-
Meça, na camiseta ou no suéter, a distância da cintura até o começo da abertura do braço. Esses serão os centímetros que tricotará antes de começar a cava da manga. Meça também a distância da cintura até a abertura do pescoço e o comprimento total da camiseta, da cintura até os ombros. Meça a largura da abertura do pescoço na camiseta.
Planejando o vestido
-
Monte um número K de pontos na agulha circular e junte-os, com cuidado para não torcê-los. Coloque um marcador no começo do círculo. Tricote no padrão escolhido até o corpinho medir o tamanho determinado antes de começar a cava da manga. No próximo círculo, coloque dois pontos em um suporte no centro e faça dois pontos com laços para trás. Continue tricotando até o fim do círculo, coloque dois pontos no suporte para a outra cava e faça dois pontos com laços para trás também.
-
Continue tricotando o círculo no modelo até chegar ao ponto de início da abertura do pescoço. No passo 4 da seção 1 você mediu a largura da abertura da camiseta. Multiplique essa medida pelo indicador e coloque esse número de pontos em um suporte na frente e ao centro. Faça dois pontos com laços para trás e continue tricotando até que o corpinho tenha o comprimento total escolhido (os pontos do pescoço vão formar uma espécie de bolsa, que você continuará tricotando, sendo que após o corte ela terá um caimento aberto).
-
Coloque o número de pontos em um suporte ao centro, atrás do pescoço, como feito com a parte da frente. Arremate os pontos dos ombros na frente e atrás e os costure no corpinho.
Tricotando o corpinho
-
Pegue uma cor contrastante de fios e insira-os na agulha de cerzir. Faça uma costura de alinhavo para baixo do centro dos pontos da abertura do pescoço por todo o caminho do molde. Faça o mesmo com os dois pontos extras das cavas. Coloque o vestido na máquina de costura e faça duas linhas, costurando-as para baixo dos dois lados do alinhavo. Corte ao longo dos três alinhavos. As mangas e o pescoço terão um caimento aberto.
-
Pegue os pontos ao redor da cava aberta e junte-os em um círculo. Tricote uma manga do tamanho que preferir. Se o vestido tiver mangas longas, diminua dois pontos na costura da axila na quarta rodada. Quando as mangas estiverem 1 cm menor do que o comprimento desejado, tricote o segundo tricô, fazendo duas nervuras de 2,5 cm e arremate.
-
Pegue os pontos das aberturas de trás e da frente do pescoço, os costurados ao longo da borda costurada do pescoço e os do outro lado da borda cortada do pescoço. Tricote as nervuras para o pescoço de 1 cm e corte.
Tricotando as aberturas do pescoço e dos braços; tricotando as mangas
-
Pegue pontos ao redor da parte inferior da borda do corpinho. Comece o tricô de uma rodada para duas rodadas. Divida o total de números de pontos na agulha circular por 63,5 (25% de K). Você colocará um marcador em quatro lugares ao redor da saia e irá aumentá-lo a cada rodada, para causar o alargamento dela. Se tiver 100 pontos, deverá ter 25 pontos em cada parte, para começar.
-
Espalhe os marcadores da seguinte maneira: tricote 12% de K, marcador de lugar. Tricote 25% de K; marcador de lugar. Tricote 25% de K; marcador de lugar. Tricote 25% de K; marcador de lugar. Tricote 12% de K para chegar ao final da rodada. Colocando os marcadores dessa forma, fará com que tenha uma boa simetria na frente e atrás da saia.
-
Tricote até o primeiro marcador e faça uma laço para trás ou incremente com o estilo que preferir. Faça o mesmo com todos os outros marcadores. Continue incrementando dessa maneira nos marcadores de cada rodada. Tricote a saia até o comprimento que desejar e arremate.
Tricotando a saia
Dicas
- Pode-se adicionar um laço na borda inferior da saia e moldar temporariamente, de modo que não haja nos moldes bordas visíveis quando escolher os pontos na parte inferior da saia.
Aviso
- Use o fio mais fino que encontrar para a roupa próxima da pele.
O que você precisa
- Agulhas de tricô circular
- Agulhas de ponta dupla
- Fios de tricô
- Camiseta que sirva na menina
- Fita métrica
- Agulha de cerzir fio
- Marcadores de pontos
- Máquina de costura