Contente
Um aquário de peixes realmente não fica completo sem o cascalho no fundo do tanque. Ele mantém as bactérias benéficas vivas e acalma e orienta os peixes. É possível substituí-lo com o peixe já no tanque, com algumas considerações.
Observar o seu aquário de peixes pode ser relaxante (aquarium fish 4 image by cherie from Fotolia.com)
Removendo o cascalho
Substituir o cascalho com os peixes já no tanque tende a ser um pouco invasivo -- isso perturbará o peixe. No entanto, isso pode ser feito com segurança. Você precisará colher o cascalho que deseja substituir cuidadosamente, certificando-se de não remover os peixes enquanto trabalha. Despeje-o em um balde de espera, depois aspire o fundo do aquário para remover os resíduos. Você pode deixar um pouco do cascalho, se desejar, para reter as bactérias ligadas a ele.
Substituindo o cascalho
Certifique-se de limpar bem qualquer novo cascalho. Nunca use sabão ou produtos químicos, pois isso pode matar seus peixes. Compre cascalhos vendidos especificamente para aquários e simplesmente enxague bem antes de acrescentá-los. Considere a adição de protetores para evitar prejudicar o seu peixe conforme você coloca os cascalhos dentro do aquário. Quanto mais próximo estiver do fundo do tanque ao colocá-los, o mais seguro será para o seu peixe. Siga substituindo plantas e outros enfeites.
Considerações
Em geral, você deve permitir cerca de 0,45 kg de cascalho para 3,8 L de água, ou cerca de 2,5 cm ou 5 cm. Esse número pode variar de acordo com o tamanho do cascalho; use menos cascalhos mais finos, o que também não permite que as bactérias penetrem. Monitore seu aquário de perto por algumas semanas depois de substituir o cascalho, verificando amônia e nitratos ou nitritos para garantir que o novo esteja indo bem.